Foi apresentado na manhã desta segunda-feira (5) o Plano de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Planmob), um estudo feito pela prefeitura que propõe investimentos e ações na área pelos próximos 18 anos. Entre as ações previstas pelo plano está a criação do projeto Conexão Bairro, linha de ônibus que interliga bairros próximos e com passagens a R$ 2.

Segundo a prefeitura, o projeto Conexão Bairro já começa a partir da terça-feira (6), com a linha piloto C001 que vai conectar os bairros do Grotão e Colinas do Sul, passando pelas comunidades Gervásio Maia e Irmã Dulce. A linha sai às 6h do Terminal 102 e retorna para o Terminal 116.

De acordo com o prefeito Luciano Cartaxo (PV), o documento lista uma série de ações de mobilidade urbana para serem implementadas na capital e também em outras cidades da Região Metropolitana de João Pessoa, até 2038.

Segundo o G1, o plano foi construído a partir de audiências públicas, workshops, reuniões setoriais e uma pesquisa que foi feita com mais de 50 mil pessoas da Região Metropolitana. A próxima etapa é encaminhar o plano para a Câmara Municipal de João Pessoa.

Além da Conexão Bairro, o Planmob prevê que até 2038, todos os bairros da capital devem ter pelo menos 85% de calçadas acessíveis. A ideia é incentivar o uso do transporte ativo para a mobilidade de proximidade, garantindo mais eficiência e conforto para pedestres.

Para os ciclistas, o plano apresenta soluções para ampliar e conectar a malha cicloviária. A proposta é que a cidade tenha uma malha para ciclistas de mais de 221 quilômetros de extensão.

O plano também propõe a implantação de oito novos trechos de faixa exclusiva e seis grandes corredores de ônibus, incluindo a BR-230, que passaria a funcionar como uma via urbana. Para escoar a demanda externa da rodovia, o plano prevê a construção de um anel rodoviário utilizando o trecho da PB-011.

Também foram apresentadas as propostas para complementação e articulação regional e perimetral, com projetos como a ligação do bairro do Geisel ao Gervásio Maia e de Mangabeira ao Valentina. Ainda foram sugeridas intervenções como a criação do viaduto da Rua Saffra Said Abel da Cunha, em Tambauzinho; a ligação das Avenidas Epitácio Pessoa e Ruy Carneiro; e as novas ligações da UFPB com os bairros de Altiplano, Bancários e Torre.

Foto: Reprodução Google.