Realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), o programa Espaço Cultural desta quinta-feira (1º) entrevistará o “multiartista” paraibano Merlânio Maia, que transita em diversas linguagens artísticas, tendo como foco a cultura popular nordestina e a difusão da arte espírita. 

O programa é transmitido pela Rádio Tabajara FM (105,5) sempre às quintas-feiras, das 22h até meia-noite, contando com apresentação de Jãmarrí Nogueira e edição de Jader Finamore. Pode ser ouvido pelo site https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/ e no dia seguinte à apresentação, fica disponível no canal da Funesc no YouTube (youtube.com/funescpbgov). 

Merlânio é natural de Itaporanga e, como poeta, cordelista, músico, cantador, declamador e escritor, vem fazendo, desde a década de 1980, um grande trabalho que alia conhecimento, humor e espiritualidade, dedicando-se especialmente à poética e educação pela paz. Além dos inúmeros shows realizados pelo país, acumula em seu currículo artístico produções teatrais e atuações, declamações com humor e a idealização do projeto “Boneco de Lata”, com o objetivo de levar arte para crianças e adultos internos do Hospital Napoleão Laureano, em Joao Pessoa. 

Entre cordéis, livros de poemas populares e ensaios com outros autores, o artista contabiliza dezenas de publicações (algumas, inclusive, já alcançam a segunda edição), das quais se destacam “Cantando e contando histórias”, “Cordel de Luz”, “Poesia que canto e conto”, “Contos, causos e poesia de Chico Amor Xavier”, “Menestrel – o contador de histórias”, “Poiesis de um cantador” e “Caridade e outros poemas”. 

No que se refere à produção musical, gravou os CDs “Meu Sertão cheio de graça”, “Cantoria de Luz”, “Poemas de amor e riso”, “Poetas do meu apreço”, “Cantando e contando histórias” e “Cordel de Luz”, estes últimos com poemas declamados dos livros de mesmo nome.

SERVIÇO: 

Programa Espaço Cultural

Convidado: Merlânio Maio

Entrevistador: Jãmarrí Nogueira

Sexta-feira, 01/10, às 22h

Instagram: Rádio Tabajara FM e youtube.com/funescpbgov

Foto: Reprodução Google.