A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (SESDS-PB), realizou, nessa terça-feira (22), a posse simbólica dos 50 egressos da Rede Estadual de Ensino que foram selecionados para primeira experiência profissional pelo programa Primeira Chance, e vão atuar no Centro de Integrado de Operações (Ciop) e no Instituto de Polícia Científica (IPC).

A solenidade aconteceu na sede da SESDS-PB e contou com a participação do secretário de Educação, Cláudio Furtado; do secretário de Segurança, Jean Nunes; e de dois estudantes selecionados no programa, que representaram os demais contemplados.

Rayssa Alencar, coordenadora do programa Primeira Chance, destacou a qualidade do curso de formação que os estudantes fizeram antes de serem selecionados. “Foram meses de muita expectativa para o início deste trabalho. Esta posse aconteceria em junho, mas, por conta da pandemia, precisamos adiar. De todo modo, os estudantes passaram por esse processo com muita qualidade. As aulas foram remotas e contamos com muito empenho e dedicação da parte deles. Os classificados foram os que tiveram o melhor desempenho neste curso”, ressaltou Rayssa.

Os estudantes destacaram a oportunidade de terem uma primeira oportunidade de trabalho mesmo em um momento em que os caminhos profissionais não estão muito acessíveis. Jonatha Basílio, de 21 anos, é egresso da Rede Estadual de Ensino e comentou sobre a possibilidade de ter uma primeira experiência profissional. “Nós sabemos que não é nada fácil entrar no mercado de trabalho. Então essa oportunidade é muito importante e pode ter certeza que vamos dar nosso melhor para prestar um serviço de qualidade à corporação”, disse Jonatha, que a partir do dia 1º de outubro irá trabalhar no Ciop de João Pessoa.

Em suas falas, os secretários Cláudio Furtado e Jean Nunes destacaram a união das pastas para efetivar o programa. Para Nunes, o programa Primeira Chance é um exemplo da integração do Governo do Estado. “A grandeza deste projeto está na transversalidade do Governo. Segurança e Educação não andam sozinhas. Isso é importante para mostrar que o Governo é um só, e trabalha para prestar um serviço de qualidade à população, que agora vai contar com esses estudantes que foram muito bem capacitados”, afirmou o secretário de Segurança.

Já Cláudio Furtado ressaltou a oportunidade concedida aos jovens. “Nós discutimos esta ideia de integrar o Primeira Chance com a Secretaria de Segurança há um tempo e começamos a abrir a nossa mente para isto. Sabemos da importância do Ciop e do IPC dentro deste projeto de monitoramento e dar esta oportunidade para nossos jovens, para serem treinados é algo bastante importante”, comentou o secretário.

Ainda participaram da solenidade o superintendente do IPC em João Pessoa, Reynaldo Lucena e os coronéis Sena e Júlio César, responsáveis pelo Ciop de João Pessoa.

Foto: Reprodução Google.