Quase 670 candidatos a vereador vão participar da campanha eleitoral de 2020 e concorrer às 27 vagas da Câmara Municipal de João Pessoa, segundo os dados das atas das convenções partidárias registradas no portal Divulgação de Candidaturas e Contas (DivulgaCand) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No total, 667 candidatos foram lançados pelos partidos, o maior número desde a redemocratização, assim como no caso dos candidatos à prefeito. A Justiça Eleitoral ainda precisa homologar estas candidaturas, então o número final de candidatos aptos a serem eleitos pode mudar.

No total, 31 partidos fizeram convenções para as eleições 2020 na capital. Destes, 26 lançaram candidaturas de vereadores. O Podemos, o Democracia Cristã (DC), o Partido da Causa Operária (PCO), o Partido Trabalhista Cristão (PTC) e o Partido Social Democrático (PSD) não lançaram candidaturas a vereador.

Segundo o G1, quatro partidos, o Republicanos, o Patriota, o Partido Social Liberal (PSL) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT), lançaram 41 candidatos a vereador, o número máximo permitido por partido. O partido que apresentou o menor número de candidatos foi o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), com apenas um nome.

Em relação ao gênero, dos 667 nomes lançados, 454 são de homens e 213 são de mulheres. O Republicanos, o PSL e o Patriota foram os que apresentaram o maior número de candidaturas de mulheres, com 13 candidatas cada. O partido com o maior número de candidaturas de homens é o PDT, com 30 candidatos.

O número recorde de candidaturas pode estar relacionado ao fim das coligações para eleger vereadores. A regra mudou a partir de uma emenda constitucional de 2017 e agora os partidos não podem fazer alianças para aumentar suas chances de conseguir vagas nas câmaras municipais.

Foto: Francisco França.