Nos anos iniciais, a meta foi ultrapassada; e nos anos finais, o índice de excelência foi atingido

A Educação de Cabedelo se destacou mais uma vez no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB 2019), divulgado esta semana pelo Ministério da Educação (MEC), por intermédio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

De acordo com o índice, a cidade ultrapassou a meta estabelecida (4,3) para os anos iniciais do Ensino Fundamental (4ª série/ 5º ano), alcançando a nota de 5,1. Já para os anos finais (8ª série/9° ano), a meta estabelecida era de 4,5, nota atingida pelas unidades de ensino municipais.

A meta para os anos iniciais, segundo o IDEB, estava projetada em 4,3 para 2019 e 4,6 para 2021. Com nota 5,1, Cabedelo antecipou essa meta em dois anos. Os destaques são para as escolas Silvana Oliveira Pontes (5,6), Maria José de Miranda Burity (5,5) e Edilene de Oliveira Barbosa e Altimar de Alencar Pimentel (5,4 cada).

Já nos anos finais, em que a cidade alcançou a meta estabelecida, destacaram-se as escolas Maria Pessoa Cavalcanti e Elizabeth Ferreira da Silva (5,1) e Pedro Américo (4,7).

O IDEB é o principal indicador de qualidade da Educação Básica, formado pelo SAEB (prova de português e matemática aplicada a cada dois anos) e pelo fluxo escolar (taxa de aprovação/reprovação/abandono dos alunos). O Índice é divulgado a cada dois anos e traça uma radiografia do nível de qualidade da educação no País.

“Cabedelo não mede esforços para investir na Educação e agora começa a colher os frutos de um projeto que foi iniciado no ano passado, denominado ‘Todos Juntos pelo IDEB’, que estimulou a participação dos alunos e o envolvimento dos professores. O resultado não poderia ser diferente! Ultrapassamos a meta estabelecida para os anos iniciais do ensino fundamental e atingimos a meta estabelecida para os anos finais. Tudo isso é fruto de um trabalho de equipe, de parceria entre a Secretaria e as escolas. Parabenizamos, principalmente, os professores, supervisores e gestores da rede Municipal”, afirmou a secretária de educação do Município, Márcia Moreira.

Todos juntos pelo IDEB – O projeto foi desenvolvido em Cabedelo, durante o ano letivo de 2019, com a realização de aulões, Dia D de mobilização, busca ativa e dedicação diária dos professores da rede municipal, tendo como meta o protagonismo dos alunos e os impactos destes resultados.

IDEB – O índice foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar; e das médias de desempenho nas avaliações do Inep; o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) – para as unidades da federação e para o país; e a Prova Brasil – para os municípios. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

Confira os números: