Cresceu o número de grávidas e puérperas mortas pelo novo coronavírus no Brasil. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (28), o país registra 6 mil gestantes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG), sendo 2,7 mil comprovadamente com covid-19. São 221 mortes de grávidas por SRAG, 155 delas, com covid-19. O número chama atenção e levou a pasta a criar um manual com novas orientações para equipes de saúde lidarem com esse público, em específico.

Entre as medidas, que serão divulgadas na íntegra em breve, está a recomendação de testagem, mesmo em gestantes que não apresentem sintomas de infecção por coronavírus. Segundo dados do Centro de Controle de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, as grávidas e puérperas têm mais chances de desenvolver quadros de complicações de covid, com 1,5 mais internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), e uma probabilidade 1,7 maior de necessidade de ventilação mecânica e até óbito, em comparação a outras mulheres.

Com medo de pegar a doença, muitas grávidas não têm feito um pré-natal completo, o que pode representar um risco ainda maior, tanto para a mãe, como para o bebê. “As grávidas precisam ser atendidas no pré-natal porque elas têm outras comorbidades ou podem ter dúvida. Para fazer isolamento uma parte do atendimento pode ser por teleatendimento.  Se é de baixo risco pode ficar em uma maternidade de baixo risco. Se tem quadro com algum agravamento, deve ir para hospital com UTI”, explicou a obstetra Rosiane Mattar, professora titular do Departamento de Obstetrícia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp e coordenadora do grupo que elaborou o manual de orientações.

Rosiane destacou ainda que, nem sempre, a infecção por covid-19 significa que a gestante precisará ter o bebê via cesárea, mas pode aumentar as indicações, ainda que a cirurgia possa ser um risco extra para a mãe. 

Segundo a Revista Crescer, o Ministério da Saúde também anunciou que haverá um investimento de R$ 260 milhões especificamente para conter aumento da mortalidade materna.

Foto: Reprodução Google.