As dez cobras exóticas, que não pertencem à fauna brasileira, que foram resgatadas em um sítio de João Pessoa, nesta segunda-feira (19), vão ser transferidas para o serpentário do Parque Arruda Câmara, a Bica. As cinco cobras adultas e cinco jovens da espécie cobra-do-milho (corn snake), de origem norte-americana, vão ficar sob cuidados de biólogos do parque por terem sofrido maus tratos. Após a recuperação, elas serão expostas para o público no zoológico do parque.

Segundo o policial ambiental, tenente Wellington Aragão, as cobras foram doadas porque elas não podem ser soltas na fauna e flora local. As cobras não são peçonhentas, mas a criação delas é perigosa por elas não estarem em seu habitat natural, o que pode gerar um problema com espécies brasileiras e trazer consequências para a fauna nacional.

Algumas das complicações acarretadas se elas fosse soltas seria um desequilíbrio ambiental, causado porque as cobras não se encaixam na cadeia alimentar local. Por essas razões, ela também não teria predadores, o que poderia causar uma superpopulação da espécie e transformá-la em uma praga na Paraíba. As cobras também não teriam possibilidade de encontrar uma alimentação adequada na fauna local.

Segundo o G1, também na segunda-feira, foram apreendidas, na mesma ação, uma jiboia, um gavião, um teju e nove aranhas caranguejeiras. Por serem animais locais e estarem saudáveis, todos foram soltos em seus habitats naturais.

A polícia ambiental aplicou um Termo Circunstanciado de Ocorrência no homem que detinha das cobras. Ele foi detido e vai responder por três crimes: maus tratos de animais, ter espécies da fauna silvestre em cativeiro sem autorização e por introduzir animais exóticos no Brasil sem autorização. O total de multas aplicadas é de R$ 89.300.

Foto: Reprodução Google.