Com o objetivo de diminuir os efeitos da pandemia do novo coronavírus na Educação, o governo da Alemanha planeja garantir que todos os professores tenham laptops de trabalho e que todos os alunos tenham acesso barato à internet.

A  co-presidente do Partido Social Democrata (SPD), Saskia Esken, informou nesta sexta-feira (14) aos meios de comunicação local sobre os resultados de um incontro formal ocorrido no dia anterior com a chanceler Angela Merkel, focado na digitalização da educação nos tempos de pandemia.

“Estou muito feliz com os resultados”, disse Esken. Segundo ela, as medidas discutidas na reunião, na qual estiveram presentes representantes dos grandes partidos da coligação e dos estados federados serão implementadas “nas próximas semanas e meses.”

Esken explicou que o fechamento das escolas entre março e julho mostrou o “potencial” da educação através dos meios digitais, mas também as “muitas deficiências” na oferta aos colégios e residências particulares, bem como na qualificação do corpo docente.

De acordo com os meios de comunicação alemães, os alunos devem ter acesso a uma ligação à internet que custa no máximo 10 euros (cerca de R$ 64) por mês.

Além disso, todas as escolas do país devem ter acesso à internet de banda larga. O Ministério dos Transportes e Infraestrutura Digital destinará mais 500 milhões do que o previsto para este fim.

Segundo o R7, os participantes do encontro na Chancelaria também concordaram com a necessidade de evitar, tanto quanto possível, o fechamento generalizado de escolas neste novo ano letivo.

As escolas começaram a reabrir na Alemanha, onde o ano letivo já começou em cinco estados federados, enquanto o número de novas infecções diárias marcou uma clara tendência de aumento por duas semanas.

Segundo o Instituto Robert Koch (RKI), nas últimas 24 horas, foram registrados 1.449 novos casos do novo coronavírus na Alemanha, o maior desde 1º de maio. Este é o sexto dia em 10 dias com mais de mil casos.

Foto: Reprodução Google.