Nos dias 20, 21 e 22 de agosto, o Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), realiza a 6ª edição do projeto “Agosto das Letras: Festival de Leitura da Paraíba”. Devido à pandemia da Covid-19 e a necessidade de evitar aglomerações, a programação deste ano será virtual. A homenageada deste ano será a professora, poeta, dramaturga e pesquisadora Lourdes Ramalho.  O evento terá lançamento de livros, performance poética, peça de teatro, contação de histórias, declamações de cordel, bate-papos, painéis, oficinas e exposição da vida e obra da homenageada.

A cerimônia de abertura será exibida na quinta-feira (20), a partir das 19h, começando com a exposição ‘No Palco com Lourdes Ramalho’, organizada pela FCJA. Em seguida, às 19h20, o canal exibe o vídeo ‘Guiomar – Rir sem chorar’, com o Grupo de Teatro da Funesc sob direção de Suzy Lopes. O primeiro dia encerra com transmissão ao vivo do painel ‘A vida “real” e as muitas vidas de Lourdes Ramalho’. Os debatedores serão Diógenes Maciel e Valéria Andrade (professores da UEPB). 

Na sexta-feira (21), as exibições começam às 17h30, com declamação da poesia ‘Flor de Cactos’, de Lourdes Ramalho, por Francisco Forte. Na sequência, vídeo narrativo ‘As Velhas’, adaptado por Suellen Maria, seguido de lançamento de livros. No mesmo dia, o canal exibe oficina literária ‘Qual o limite da linguagem?’, ministrada por Thiago Costa. Na sequência, uma rodada de declamações de cordéis com grupo da Academia Paraibana de Cordel do Vale do Paraíba. Fechando o dia, transmissão ao vivo do painel ‘Chã do Esquecidos’, com Rangel Júnior (reitor da UEPB) e Diógenes Maciel (professor da UEPB), sob mediação de Jãmarrí Nogueira (jornalista) além de Lançamento do livro e bate papo sobre a edição comemorativa do centenário de Lourdes Ramalho (1920-2020). 

No sábado (22), as exibições começam às 16h, com Contação de história por Cris Leandro  (Companhia Pé de Baobá, CE/PB). Na sequência, haverá lançamentos de livros pela FCJA. No mesmo dia, será exibida a oficina ‘A arte de contar histórias e suas técnicas’, com Cris Leandro. Em seguida, Fernando Moura (presidente da FCJA) mediará painel ao vivo ‘Uma mulher dentro da arte’, tendo como debatedores Luiz Sílvio Ramalho Júnior, Joseilda Dinis (professora da UEPB) e Chico Pereira (poeta e professor). O encerramento do evento fica por conta do sarau ‘Pequeno inventário do l(ar)’, com Ariel Coletivo Literário.   

As atividades se concentrarão no canal da Funesc no Youtube (www.youtube.com.br/funescpbgov) e a edição deste ano conta com parceria da Fundação Casa de José Américo (FCJA) , Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) e Academia Paraibana de Cordel do Vale do Paraíba.

Foto: Reprodução Google.