De acordo com o módulo de turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD C), em 84% dos domicílios paraibanos nenhum morador realizou viagem em 2019. Os dados do setor foram divulgados pelo IBGE, nesta quarta-feira (12). O resultado deixa a Paraíba na 5ª maior proporção do país, atrás apenas de Alagoas (88,6%), Amapá (85,3%), Pernambuco (84,7%) e Rio de Janeiro (84,2%).

Em contrapartida, a Paraíba foi o principal destino de 323 mil viagens realizadas em 2019, que representam cerca de 1,6% do total de deslocamentos nacionais. Entre os estados do Nordeste, essa foi a terceira menor participação no cenário nacional, maior apenas do que as verificadas em Alagoas (1,3%) e Sergipe (1,5%). Dessas viagens, 283 mil ocorreram por motivos pessoais.

Investigada pela primeira vez no último ano, a estimativa sobre turismo foi calculada com base nos relatos de viagens realizadas pelos moradores, nos três meses que antecederam a coleta dos dados, realizada no terceiro trimestre.

Segundo o Jornal da Paraíba, o principal motivo apontado pela pesquisa para nenhum morador, de aproximadamente 1,11 milhões de domicílios paraibanos, ter viajado, no período de referência, foi a falta de dinheiro (55,7%), seguido pelas justificativas de: não ter necessidade (17,8%), não ter tempo (9,5%) e não ter interesse (6,9%).

Viajantes

Em contrapartida, em 16% dos domicílios paraibanos alguém viajou nesse intervalo. Das 20,6 milhões de viagens nacionais que ocorreram em todo o Brasil no período de referência, 258 mil tiveram a Paraíba como origem, o que representa 1,3% do total. O cálculo também considera os deslocamentos entre municípios de uma mesma unidade da federação.

Em aproximadamente 86,9% das viagens realizadas por moradores da Paraíba, cerca de 224 mil, o motivo para o deslocamento era pessoal; e em 13,1%, era profissional. No caso das realizadas por esse último motivo, o percentual ficou acima da média regional (11,6%), mas levemente abaixo da do país (13,5%). A maior parte das viagens foi nacional, representando 98,7% do total paraibano, 98,4% do nordestino e 96,1% do brasileiro.

No caso das viagens que ocorreram por motivo pessoal, a principal razão para isso, apontada nos domicílios paraibanos, foi visita a parentes ou amigos (37,6%), seguida pela opção de lazer (33,3%) e tratamento de saúde e bem-estar (20,8%). As mesmas tendências foram constatadas na média nacional.

Lazer

Em relação àquelas que ocorreram por lazer, 50,5% das situações tiveram como principal atrativo a busca por sol e praia; em 30,2% esse fator foi a cultura; e em 12,1% foi a natureza, ecoturismo ou aventura. Em 7,2% das viagens o tipo de lazer procurado foi outro, não especificado pelos resultados da pesquisa.

Ainda de acordo com a PNAD C, o principal local de hospedagem, escolhido por 54,8% das pessoas que partiram da Paraíba, em 2019, foi a casa de amigo ou parente. Em segundo lugar, com 23,1% está a categoria outro, que inclui resorts, imóveis alugados por temporada ou via Airbnb, albergue, hostel ou camping. Cerca de 14,9% optaram por hotel ou flat; 5,2% por pousada; e 2,1% ficaram em imóvel próprio.

Já os meios de transporte mais comuns entre os viajantes que partiram da Paraíba foram o carro, particular ou de empresa (51,9%); o ônibus de linha (13,8%); outro, que inclui carro alugado, navio, barco e trem (12,3%); e avião (9,8%).

Foto: Herbert Clemente.