A Prefeitura de Conde, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, realizou a entrega de alimentos, além de álcool em gel para os 28 venezuelanos que chegaram a Casa do Migrante, no município. Ao todo, são 18 adultos e 10 crianças que chegaram ao Brasil e encontraram abrigo em Conde.

Em parceria com o Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste -SPM NE e a Casa do Migrante, a Prefeitura de Conde distribuiu itens alimentícios como arroz, café, leite, açúcar, biscoito salgado, sal, macarrão, sardinha e óleo. Devido à pandemia da covid-19, também foram distribuídos tubos com álcool em gel para a higienização das mãos e desinfecção dos produtos.

A Prefeitura de Conde vem desenvolvendo ações junto à Casa do Migrante ações de apoio institucional desde 2018, quando começaram a chegar em Jacumã os primeiros venezuelanos. Na área da Assistência Social, o Governo Municipal os incluiu no Cadastro Único para Programas Socioassistenciais que já garantiu por essa ponte institucional que 63 deles obtivessem o benefício do Bolsa Família. Paralelo a isso, são desenvolvidas ações de serviços do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS) com atendimentos de caráter psicossocial. A Casa do Migrante também foi inserida no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Foto: Reprodução Google.