Claro
Escuro

Prefeitura de Bayeuyx dobra prazo para renovação de frota e beneficia taxistas do município

O prefeito de Bayeux, Jefferson Kita, ampliou, por meio de Decreto, o prazo para renovação de taxistas do município para 10 anos. O prazo anterior para a troca do veículo era de cinco anos. “Esse decreto se adequar a realidade econômica que vive Bayeux e muitos municípios do país, diante da forte crise econômica ocasionada pela pandemia da Covid-19”, declarou Jefferson Kita, durante uma reunião com os representantes dos taxistas, da Câmara Municipal e do Departamento Municipal de Trânsito (DMTRAN) na tarde desta quinta-feira (6).

- Continua depois da Publicidade -

Segundo o Prefeito de Bayeux, essa flexibilização do tempo para a troca dos carros das praças dos taxistas, estabelecida no Decreto, também coloca a categoria profissional em pé de iguais condições para competir com os demais motoristas de transporte público de passageiros, a exemplo dos UBERs. “Estamos adequando os taxistas a nova realidade”, destacou Kita, lembrando que as empresas de aplicativo utilizam, igualmente, o prazo de 10 anos para a renovação.

A crise econômica enfrentada pelos taxistas em Bayeux foi ratificada pelo representante da categoria profissional, Ismael Remígio de Araújo durante a reunião de hoje, que aconteceu no gabinete do Prefeito. Na oportunidade, o taxista agradeceu a sensibilidade do prefeito Jeffeson Kita e destacou que “a flexibilização vai beneficiar mais de 300 dos 400 trabalhadores que têm praças em Bayeux, bem como dar oportunidade para outros motoristas que almejam trabalhar como taxista mas não tinham condições”.

“Isso foi muito bom para o motorista que não tem como comprar um carro novo, mas tem um com até 10 anos e conservado. Agora, ele vai ter condições de trabalhar na praça normalmente e, lá na frente, ter condições de adquirir um veículo mais novo”, comemorou Ismael Araújo, que participou da reunião acompanhado pelo colega de profissão, Nelson de Sousa.

Já o representante do Poder Legislativo de Bayeux, vereador Roni Alencar – que apoia a categoria profissional – fez questão de destacar a prontidão com que o prefeito Jefferson Kita atendeu ao pleito dos taxistas para alterar o prazo para a renovação da frota de veículos. “Fizemos a solicitação ao Prefeito, que logo determinou que a sua Assessoria Jurídica e ao DMTRAN fizesse um estudo sobre a viabilidade da alteração e, em menos de 30 dias, o Decreto foi assinado”, detalhou Roni Alencar, durante a reunião.

Para o diretor de Transportes do DMTRAN, André Sales, o novo Decreto vai dar a oportunidade ao permissionário que trabalha com táxi e os que desejam ingressar nesta profissão, a possibilidade de se equipararem aos demais trabalhadores que atuam no município, seja por aplicativo ou através da prestação de serviço como veículo de aluguel.

“Os operadores de aplicativos de transporte, por exemplo, já têm a possibilidade de escolher o cadastro de seu veículo com até 10 anos de idade. Fato este, que levou os taxistas a pleitearem a flexibilização do prazo junto à Prefeitura Municipal, por meio do DMTRAN – que é o órgão competente para fiscalizar a atividade em Bayeux”, explicou André Sales, que também participou da reunião desta quinta-feira, acompanhando do diretor geral do DMTRAN, Victor Rocha.

Decreto – Com o Decreto Municipal 58/2020, assinado na última segunda-feira (3) pelo prefeito Jeffersson Kita, “a Transferência do Termo de Permissão (TTP) deverá ser efetivada, se o veículo a ser cadastrado tiver no máximo 10 anos de idade, cor branca ou prata, de quatro rodas, ficando os veículos acima de 5 anos de idade submetidos a vistorias semestrais”.

Mais Lidas