A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu, nesta quinta-feira (30), mais de 3 mil oxímetros portáteis de dedo. A doação foi realizada pelo Grupo Itaú, com intermédio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Os aparelhos serão distribuídos entre todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), tanto de gestão estadual quanto municipal. 

O uso do oxímetro nos serviços de saúde é importante para monitorar a porcentagem de saturação de oxigênio no sangue e, atualmente, o aparelho serve como forma de triagem no atendimento para o novo coronavírus. De acordo com a gerente operacional de Atenção Básica da SES, Rayanna Coelho, essa ação vai beneficiar a equipe, que consegue trabalhar melhor com equipamentos de boa qualidade a gestão, pois está recebendo essa doação importante, mas, prioritariamente, vai beneficiar os usuários que terão acesso a uma assistência mais adequada, mais integral. Segundo a gerente, há uma sugestão da doença Covid-19 do paciente ter uma hipóxia silenciosa, ou seja, ele está com sintomas leves e sem sinais de cansaço, porém não está saturando bem.

“Esses são casos de urgência e são atendidos na Atenção Básica. Tendo um oxímetro nessas unidades, a equipe vai se munir dessa informação, inclusive para regular esse paciente para um serviço de referência. Sem o oxímetro, a gente não tem essa informação importantíssima da saturação do paciente. O exame físico do paciente vai ser muito mais fidedigno e com mais informação. Esse é o ponto principal”, pontua.

Os aparelhos serão entregues para as Gerências Regionais de Saúde, que serão responsáveis por encaminhar aos municípios que cada uma atende. Rayanna Coelho reforça que, além de beneficiar o Estado no combate ao coronavírus, os oxímetros também serão fundamentais após a pandemia, já que se trata de um equipamento importante, pois, além da saturação, ele avalia batimentos cardíacos.

“Vai deixar a equipe mais munida de informações para que ela faça o diagnóstico do paciente. Vai ser bastante útil na Atenção Básica, independente da Covid-19 ou não”, completa.

Até o momento, a Paraíba já recebeu mais de R$ 3,4 milhões e 784 mil cestas básicas, kits de limpeza e kits de higiene pessoal. No endereço https://paraibasolidaria.pb.gov.br/ a população pode se informar como realizar uma doação e acompanhar as doações já recebidas.

Foto: Reprodução Google.