Integrantes da Prefeitura de Conde, por meio do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, se reuniram nesta terça-feira (29), no Centro de Criatividade Professor Iveraldo Lucena (Núcleo de Cultura), com representantes das academias de ginástica sediadas no município. O objetivo dessas reuniões tem sido o de ampliar o diálogo da gestão com os vários segmentos da sociedade na discussão e elaboração de políticas públicas e tomadas de decisão frente a problemas como o da pandemia da covid-19. O decreto em vigor prossegue até o dia 31 de julho.

Atividades como as de cultos religiosos, salões de beleza e barbearia já foram contempladas com a flexibilização após uma análise criteriosa da equipe técnica que integra o Comitê de Crise, segundo Vanessa Mekdec, coordenadora do Casulo. Na reunião com o segmento das academias de ginástica estiveram representando o Governo Municipal, integrantes do Casulo e Vigilância Sanitária e seis representantes de quatro academias situados nos perímetros da cidade de Conde.

Uma das principais preocupações da gestão, segundo Vanessa, tem sido a de conhecer as medidas propostas pelo segmento e discutir a complexidade da flexibilização devido a ser atividade realizada em espaço fechado, com aumento da respiração dos praticantes de atividade física e compartilhamento de equipamentos. “Enquanto gestão ouvimos as propostas e vamos analisar a partir de critérios técnicos e epidemiológicos com os integrantes do Comitê de Crise. A ideia é a que essas reuniões ampliam a base de dados da gestão sobre a realidade por segmentos para a elaboração dos decretos, monitoramento e fiscalização posteriores”, afirmou.

A reunião também serviu para que a gestão ouvisse as sugestões dos representantes do segmento para o momento da flexibilização. As propostas apresentadas serão discutidas no Comitê de Crise, que é a instância responsável pela elaboração dos decretos municipais, alguns deles já contendo medidas de flexibilização gradual e responsável.

O encontro foi pautado pelo diálogo, segundo Vanessa, para entender a realidade local das academias, bem como discutir algumas sugestões levantadas por eles enquanto protocolos a serem estudados. Na ocasião, também foi relatado por parte da Vigilância Sanitária, os indicadores atuais da COVID-19 no Município. “Assim como tem sido feito com vários segmentos, todos os pontos discutidos são levados ao Comitê de Crise para deliberação e esse tem sido o grande diferencial da gestão de Márcia, essa construção coletiva e de forma consciente dos direitos e deveres de cada cidadão”, frisou.

Foto: Reprodução Google.