O Projeto Escola de Robótica de Cabedelo está retomando suas atividades, via Ensino à Distância (EAD). O objetivo é preparar os alunos para a 2ª etapa das Olimpíadas Brasileiras de Robótica (OBR) que, este ano, deve acontecer de forma virtual devido à pandemia de Covid-19.     

Os alunos que participam da Escola de Robótica devem entrar em contato com a escola ou professor tutor, para receberem as orientações de como participar das aulas EAD. As atividades estão programadas para começar no dia 19 de agosto.

Na etapa deste ano da OBR, os alunos irão competir através de um simulador. O desafio consiste em programar um robô virtual que deve cumprir um percurso e resgatar uma vítima de desastre em um ambiente simulado.

O projeto da Escola de Robótica de Cabedelo, iniciado em 2018, tem sido muito importante para disseminar o conhecimento de robótica e ciência da computação, junto aos alunos da rede municipal de ensino de Cabedelo, especificamente no fundamental II (alunos do 6º ao 9º ano).

O projeto é executado pela Secretária da Educação, através do Setor de Tecnologia da Educação (STE), composto por uma equipe de professores, pedagogos, técnicos e um consultor de Robótica, em conjunto com professores das escolas Major Adolfo Pereira Maia; Paulino Siqueira; Rosa Figueiredo de Lima; Marizelda Lira da Silva; Plácido de Almeida; Maria José de Miranda Burity; Maria Pessoa; Vereador Pedro Américo; Professora Edilene; Mª da Graças Carlos Rezende; Elizabeth Ferreira da Silva; e Centro Integrado Imaculada Conceição.

“Nas aulas de robótica os alunos aprendem sobre mecatrônica, eletrônica básica, programação e lógica, além do trabalho em equipe e espírito esportivo. A abordagem dessa temática possibilita o acesso aos grandes temas tecnológicos digitais do século XXI aos alunos que de outra forma não teriam como ter contato. Por isso esse projeto é de fundamental importância”, destacou o consultor de Robótica Educativa, Luciano Pinto.

Foto: Reprodução Google.