A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência Tecnologia (SEECT-PB) está apresentando à comunidade escolar, por meio de uma consulta pública digital, o documento da nova Proposta Curricular do Estado da Paraíba para o Ensino Médio, que foi elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de acordo com a Lei do Novo Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017).  

A primeira versão do documento foi elaborada pela Comissão de Implementação da Base Nacional Comum Curricular da Paraíba, e agora espera contar com a colaboração dos profissionais da Educação de todo o Estado.

O objetivo principal da consulta é tornar o processo de construção da nova Proposta Curricular mais participativo, considerando as diversas vozes e as especificidades de cada município da Paraíba. Durante o mês de junho, a Comissão de Implementação realizou uma escuta com professores, alunos e gestores de todas as escolas da rede estadual de ensino para entender a realidade e as necessidades de cada Gerência Regional de Ensino. Agora, apesar de destinada a toda comunidade escolar, a consulta é voltada principalmente aos professores e coordenadores pedagógicos, que podem avaliar os documentos e sugerir alterações junto à Comissão de Implementação.  

As propostas e as instruções para contribuições podem ser encontradas no endereço eletrônico: bit.ly/probnccparaiba. Estão disponíveis para a consulta os conteúdos: ‘Formação Geral Básica: Texto Introdutório’, e ‘Áreas de Conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas’.

  “A primeira versão da Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba que corresponde à Formação Geral Básica foi elaborada a partir da BNCC, o documento agora apresentado corresponde a parte da carga horária total do Novo Ensino Médio, a outra parte, denominada Itinerários Formativos, está em processo de elaboração e posteriormente também será colocada em consulta. No documento apresentado, os participantes da consulta podem fazer suas contribuições analisando se o documento é claro e pertinente, caso não concordem com algum dos pontos também podem discorrer sobre o que julgam ser mais apropriado, dentro da própria plataforma”, explicou o consultor de gestão do Programa Novo Ensino Médio, Daniel Saraiva.  

Calendário – As propostas curriculares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental já foram aprovadas pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), e, junto com a proposta do Ensino Médio, devem começar a ser repassadas aos professores e gestores através de capacitações, para até 2023, as novas Propostas Curriculares serem implementadas integralmente.

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