O WhatsApp está fora do ar e parou de funcionar para alguns usuários na tarde desta terça-feira (14). O serviço não envia mensagens, bem como não permite receber recados. A instabilidade no WhatsApp hoje começou na versão Web, que exibia o aviso “Conectando ao WhatsApp”. No entanto, o problema também afeta o app para celular em alguns casos, embora não seja possível perceber um padrão para o erro.

O TechTudo entrou em contato com a assessoria do WhatsApp no Brasil que afirmou que o app já está trabalhando para resolver o problema. “Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para enviar mensagens e estamos trabalhando para restaurar o WhatsApp para todos o mais rápido possível”, diz a nota do mensageiro.

Segundo o site Downdetector, que monitora o funcionamento de serviços online, o WhatsApp caiu por volta das 16h40. A plataforma registrou um pico com mais de 16 mil reclamações, sendo maioria de países da Europa e da América, incluindo o Brasil. De acordo com os relatos, os principais problemas estão relacionados à conexão e ao envio e recebimento de mensagens.

Diversos usuários repercutiram a falha no WhatsApp no Twitter. Segundo relatos, ao enviar uma mensagem pelo celular, o app exibe um símbolo de relógio ao lado do recado, indicando que o texto não foi entregue ao contato. Além disso, no caso da versão Web, o mensageiro mostra o alerta “Conectando ao WhatsApp”. De acordo com algumas pessoas, o app para PC desconectou sozinho e deixou de carregar o QR Code para fazer login novamente.

O TechTudo testou o status do WhatsApp e não conseguiu usar o serviço, tanto no computador, como no app para smartphone. No entanto, apesar da instabilidade, alguns usuários relataram que o mensageiro continuou a funcionar normalmente.

No Google Trends, ferramenta que monitora as buscas na Internet, também houve um aumento para as pesquisas relacionadas à queda no WhatsApp. Na última hora, a plataforma registrou um crescimento nas buscas por “WhatsApp fora do ar 2020”, “instabilidade WhatsApp”, WhatsApp Web fora do ar” e “WhatsApp parou”, entre outros.

Durante o período de queda do WhatsApp, o Telegram, mensageiro russo, chegou a entrar nos Trends do Twitter com mais de 83,9 mil tuítes. Muitas pessoas brincaram dizendo que iriam migrar para o app rival. Da mesma forma, o WhatsApp também foi destaque na rede social, que chegou a registrar mais de 502 mil tuítes sobre a falha. A seguir, veja alguns comentários de usuários que repercutiram o problema na Internet.

As últimas semanas foram marcadas por diversas novidades para o WhatsApp. O mensageiro ganhou um recurso de figurinhas animadas para celulares Android e iPhone (iOS), com stickers que se movimentam na conversa. Além disso, o app recebeu uma ferramenta que permite o compartilhamento de contatos por meio de QR Code e liberou o aguardado modo escuro na versão para PCs.

Foto: Reprodução Google.