Nesta quinta-feira (18), a partir das 18h, uma solenidade especial marca os dois dias  da Paraíba no evento virtual São João na Rede, com exibição do documentário “O poeta do Som”, sobre Sivuca, e do clipe da música “Bandeira do Forró”, de Mestre Chiquito e Beto Brito, além de uma participação do governador João Azevêdo. Com transmissão em diversas plataformas virtuais (ver abaixo), a programação apresenta 44 atrações paraibanas e conta com o apoio do Governo do Estado. 

A solenidade desta quinta-feira também terá a participação do presidente da Fundação Casa de José Américo, Fernando Moura, do secretário de Cultura, Damião Ramos Cavalcanti, da produtora Joana Alves – coordenadora do Fórum Nacional de Forró de Raiz – e do professor da UFPE Climério de Oliveira, coordenador geral do evento. Considerado o maior evento on-line voltado para os festejos juninos, o São João na Rede acontece em vários estados brasileiros, com mais de 200 artistas no elenco. Na Paraíba, o festival se encerra nesta sexta-feira (19), com transmissões que começam às 9h.

A participação paraibana terá dança, forró com grupos infantis e sanfoneiros mirins, contação de história, oficinas de instrumentos musicais, de gastronomia nordestina, de indumentárias do Cavalo Marinho, cordel, documentário, clipes e apresentação de quadrilha junina. O evento terá um caráter social, com arrecadação de donativos pela plataforma eletrônica – que serão posteriormente repassados aos artistas e demais trabalhadores da cadeia produtiva do forró que estão em situação de vulnerabilidade.

Nesta sexta-feira (19), a programação terá a música dos artistas mirins da Banda Caacttus e das sanfoneiras Julie Caldas e Lyvia Xavier. Breno Souza vai cantar Jackson do Pandeiro. Durante todo o dia, várias atividades serão apresentadas no streaming. À noite, os shows começam com uma apresentação do grupo folclórico Eita e se encerram com a banda Forró Caçuá (ver programação completa no site oficial: www.saojoaonarede.com.br). 

Música e debates – O São João na Rede foi aberto no Dia dos Namorados (12), com o Arraiá da Resistência, envolvendo artistas de toda a região Nordeste. No sábado (13), a programação teve dança e debates, com a participação de coordenadores do Fórum Forró de Raiz, que avaliaram a situação do forró no momento da pandemia. 

O evento foi formatado pelo Fórum Nacional Forró de Raiz (e suas representações estaduais), a Associação Cultural Balaio Nordeste (de João Pessoa-PB) e a Associação Respeita Januário (Recife-PE). Esta última é responsável pela pesquisa de campo que baseará o processo de transformação do forró em patrimônio cultural imaterial do Brasil, via Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Calendário

18 e 19/6 – Paraíba

20/6 – Rio de Janeiro

21/6 – Bahia

22/6 – Espírito Santo e Distrito Federal

23/6 – São Paulo e Alagoas

24 e 25/6 – Pernambuco

26/6 – Rio Grande do Norte

27/6 – Piauí

28/6 – Minas Gerais

29/6 – Ceará

Foto: Reprodução Google.