Os órgãos que integram o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador vêm realizando, durante todo esse mês de junho, uma série de ações voltadas à temática. A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), enquanto vice-coordenação do Fórum, não poderia ficar de fora da campanha de enfrentamento do trabalho infantil e leva o assunto para dentro das unidades socioeducativas do Estado, por meio do Cine Transformar.   

Em 2020, a Campanha 12 de junho tem por objetivo alertar para o risco de crescimento do trabalho infantil motivado pelos impactos da pandemia do novo coronavírus. Com o slogan “Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”, a campanha nacional está alinhada à iniciativa global proposta pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).   

Segundo Cida Pereira, coordenadora do eixo Família da Fundac, em decorrência da pandemia, esse ano, a campanha ganhou um novo formato, com todas as ações e atividades realizadas por meio de redes sociais. Entre as atividades estão: lives, divulgações, lançamento da campanha e etc. 

“Mesmo diante de toda a situação que estamos vivenciando com a pandemia que tem afetado a todos, nós que compomos o Fepeti não poderíamos deixar de nos mobilizarmos neste dia 12 de junho, Dia Mundial contra o trabalho infantil. Todas as ações pensadas e realizadas pelo Fepeti são ações articuladas com o Fórum Nacional Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – FNEPTI com as instituições parceiras, e secretarias estaduais e municipais”, explicou a coordenadora do eixo Família da Fundação.   

“A Fundac tem como missão promover a reflexão, bem como contribuir para a emancipação cidadã dos adolescentes e por identificarmos que a maioria dos adolescentes que estão no sistema socioeducativo são oriundos do trabalho infantil, sendo assim, no decorrer do mês de junho, o eixo Esporte, Cultura e Lazer leva a temática do trabalho infantil aos socioeducandos através do projeto Cine Transformar”, acrescentou Cida.  

“É extremamente importante usar o cinema como instrumento para alertar sobre esse mal, que aos olhos de uns não é nada demais, afinal é muito melhor uma criança trabalhando, que solta na rua! Quando usamos filmes, para mostrar como é isso na prática, os olhares e as percepções mudam!”, comentou o jornalista e produtor cultural Orlando Junior, oficineiro responsável pelo Projeto Cine Transformar.  

Em alusão ao tema da campanha, o Cine Transformar está levando às unidades socioeducativas o filme “Vida Maria”, que busca a reflexão sobre a importância de se combater o trabalho infantil. “Fazê-los refletir que a criança tem que estudar e brincar, mas nem por isso devem deixar também de ajudar pai, mãe e irmãos, desde que isso não se torne uma obrigação chata e repetitiva, é o caminho que tenho buscado nas sessões”, justificou Orlando Júnior.    

“O mais interessante é perceber que, após a exibição, os socioeducandos dizem que estarem ali, naquela situação de privação de liberdade, pode ser o resultado de uma infância onde o estudo e a brincadeira foram deixados em segundo plano, por uma série de questões que extrapola o próprio trabalho infantil”, concluiu o oficineiro lembrando a melhor fala que escutou sobre “Vida Maria”, de P.A., adolescente do CSE: “Uma vida inteira de trabalho e só trabalho”. 

É muito triste,

Muito cedo, 

É muito covarde

Cortar infâncias

Pela metade.

Foto: Reprodução Google.