A influenciadora digital Luisa Nunes Brasil teve sua conta banida do Instagram na noite de sexta (5) após proferir, no dia anterior, discursos racistas pelos stories. Ela publicou uma série de vídeos comentando os movimentos antirracistas que eclodiram no mundo com o caso de George Floyd, morto nos EUA por um policial branco que permaneceu com o joelho em seu pescoço durante sete minutos.

Segundo o msn, além de criticar a hashtag #BlackLivesMatter (vidas pretas importam) e compartilhar uma imagem com a frase “All lives matter” (todas vidas importam), Luisa afirmou que o racismo é natural. “Racismo vai existir enquanto a maior quantidade de crimes for causada pela população negra. Vai existir, gente, isso é uma coisa natural. É um instinto de defesa da gente. Vai ser sempre natural, normal e instintivo do ser humano ter um pouco do que a gente chama de racismo: julgar a pessoa pela raça”, disse em uma das publicações.

A influenciadora também reforçou estereótipos dizendo que “se você está num parque à noite, escuro, e você vê uma pessoa andando e essa pessoa é negra e ela tem os trejeitos de uma pessoa que parece ser um criminoso você vai ficar com mais medo do que se você visse uma pessoa branca de terno e gravata. Isso é natural do ser humano”.

Celebridades como a chef Paola Carosella e a atriz Bruna Marquezine repudiaram as falas de Luisa. “É numa dessa de fazer mutirão que ‘as farinhas’ do mesmo saco se encontram e ela ganha força. Já dei RT, like em post denunciando e denunciei eu também. Por isso que não dá pra ‘fazer mutirão’ pra denunciar esse tipo de gente, quanto mais palco mais os semelhantes se identificam e ganham força. Cruz credo”, escreve Bruna sobre o fato da influenciadora ter aumentado o número de seguidores antes de ter seu perfil desativado.

Foto: Reprodução Google.