Chegou junho na Paraíba, tempo de festas juninas, mas que nesse período de pandemia, conseguiu outra marca o número de 13.695 casos do novo coronavírus e 370 mortes em decorrência do agravamento da covid-19. Do montante total, 2.637 pacientes chegaram a cura clínica e são considerados recuperados. A ocupação de leitos de UTI em todo o Estado é de 73%. Neste momento, 194 municípios já possuem casos confirmados, totalizando um total de 87% cidades atingidas.

Até o início do mês novos 533 casos foram confirmados, número menor do que os registrados durante a última semana que teve uma média de, pelo menos, 750 casos por dia. O número reduzido não indica, no entanto, a redução da contaminação no Estado. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a redução se dá devido a não notificação de casos em alguns municípios durante o fim de semana. O domingo também registrou um menor número, apenas 300 casos foram confirmados pela SES. O índice de isolamento social segue longe do que é proposto pelos profissionais da SES de 70%.

Segundo o PBAgora, o último levantamento da InLoco, que monitora a taxa de adoção das medidas restritivas, registrou o número de 50,3% da população seguiu as recomendações. Desde o início da semana, no domingo, 24 falecimentos foram registrados no Estado. Dez deles foram confirmados nas últimas 24 horas no intervalo de domingo para segunda-feira. Dos dez, quatro deles foram ocorridos em Campina Grande, dois em Bayeux e um em cada um dos municípios de Sapé, Patos, João Pessoa e Guarabira. Todos foram registrados em unidades de saúde públicas sendo nove em hospitais e um em uma Unidade de Pronto Atendimento. A faixa etária dos falecimentos é de 32 a 91 anos. Apenas três pacientes não possuíam comorbidades.

Foto: Reprodução Google.