O primeiro paciente submetido a uma transfusão de plasma convalescente compassivo para o tratamento da Covid-19 em Campina Grande reage bem ao tratamento, segundo o secretário estadual da Saúde, Geraldo Medeiros. O homem de 43 anos está há quatro dias internado no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande.

O procedimento aconteceu na noite da última quinta-feira (28). “A Paraíba está na vanguarda. Realizamos a primeira transfusão em hospital público, no Trauma de Campina Grande”, comentou, nesta sexta-feira (29). O paciente, que é médico de Campina Grande, foi escolhido para os testes voluntariamente por se enquadrar no perfil necessário para o estudo.

Segundo o Jornal da Paraíba, atualmente o paciente está intubado e colocado sob ventilação mecânica há dois dias pelo agravamento do quadro respiratório, mesmo em uso de todos os medicamentos indicados para Covid-19. ‘Ele teve uma melhora substancial dos parâmetros e realmente é um esperança, um elemento experimental, mas temos fé que tenhamos na Paraíba esse evento pioneiro”, destacou o secretário.

Esse plasma, procedente do Hemocentro da Paraíba, faz parte do projeto de pesquisa da UFPB, coordenada por Daniele Idalino, farmacêutica com especialização em hematologia, com a participação de 6 hospitais de João Pessoa e apenas um em Campina Grande, que é esta instituição pioneira na transfusão de plasma convalescente. A administração dessa unidade de plasma é igual a qualquer outra transfusão sanguínea.

De acordo com a hematologista do Trauma-CG, Rosivania Mota, essa não é uma terapia padrão para os pacientes graves com a Covid-19, uma vez que implica em riscos imediatos e futuros para os pacientes, por isso se trata de um ato médico, sob a responsabilidade do médico responsável pela administração, em conformidade com a norma 21 da Anvisa, sendo necessário uma série de documentação legal para liberação e acompanhamento assíduo dos pacientes. Essa terapia tem sido usada ao longo dos últimos 20-30 anos em situações emergenciais.

Doações

Segundo a médica, a maior dificuldade para essa terapia, tem sido a seleção dos doadores do plasma convalescente que não tem sido muito, por isso atualmente não existem muitas unidades de plasma para utilização.

A coleta na Paraíba está sendo feita no Hemocentro da Paraíba em João Pessoa e para ser doador é necessário ser maior que 18 anos, ter testado positivo para Covid em swab , teste molecular ou sorológico IgM/IgG, estar há 30 dias da resolução dos sintomas, de ambos os sexos, mas em caso do sexo feminino que seja nuligestas (não ter tido filhos ou abortamentos).

Os interessados deverão entrar em contato pelo WhatsApp do Hemocentro por mensagem encaminhada para o telefone (83) 3133-3465, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Foto: Reprodução Google.