Em reunião com mais de 40 comerciantes, Vitor Hugo declara apoio à categoria: “Vamos sair dessa juntos”

O prefeito Vítor Hugo Castelliano (DEM), da cidade de Cabedelo, se reuniu nesta semana com mais de 40 comerciantes representantes de diversos segmentos no município.

O objetivo do encontro foi discutir saídas para o setor em meio à crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus. Os pequenos empresários relatam que não tem mais como pagar as próprias contas sem faturar.

Vítor Hugo afirmou estar ao lado dos comerciantes, e já disponibilizou recursos do ‘Desenvolver Cabedelo’ para fomentar esse mercado, mas que não pode liberar mais verbas pelas vedações do ano eleitoral.

“Sinto demais pela situação dos nossos comerciantes. O dinheiro que dispunha do Desenvolver já foi repassado, queria muito ter como liberar, mas, além dos nosso cofres estarem no limite, estamos em ano eleitoral, e isso já poderia configurar conduta vedada e nós não podemos agir contra a lei, precisamos achar um meio de ajudar essas pessoas, que geram emprego e renda para Cabedelo”, pontuou o prefeito.

Vítor argumentou que a crise já gerou um prejuízo de cerca de 45% da renda bruto ao município, praticamente inviabilizando a máquina administrativa e, caso a ajuda do Governo Federal não seja sancionada, a prefeitura não teria como repor as perdas de ICMS e ISS, fazendo com que, já no próximo mês, a gestão seja obrigada a demitir em massa por não ter como pagar a folha de pessoal.

Segundo o gestor, o que vem mantendo o funcionamento da prefeitura é a reserva financeira, fruto de uma política austera de controle fiscal, e o IPTU, pela primeira vez na história de Cabedelo, destinado corretamente para o seu fim e que já foi recolhido da população no início do mês.

Ao final do encontro com os comerciantes, Vítor Hugo se comprometeu em apresentar um protocolo de reabertura do comércio cabedelense nos próximos dias, buscando dar fôlego ao mercado, na tentativa de salvar o comércio e os empregos gerados por ele.

“Estou muito satisfeito pelas reuniões que vêm sendo realizadas com os comerciantes que realmente querem o melhor para o nosso município. Vamos, juntos, encontrar a melhor saída para essa crise”, encerrou Vitor Hugo.