A Prefeitura Municipal de Cabedelo recebeu 960 testes rápidos para detecção da Covid-19. Os testes começaram a ser aplicados nesta segunda-feira (18) em pacientes previamente agendados, notificados na plataforma E-SUS VE da Vigilância Epidemiológica.

Segundo último Boletim Diário da Covid, publicado ontem (17), Cabedelo tem 193 casos confirmados da doença e 713 em monitoramento. Serão testadas apenas pessoas que estão apresentando os sintomas da doença por 10 dias ou mais.

A 1ª etapa da testagem começou na Quadra Campina da Vila, beneficiando 54 pessoas residentes no bairro do Centro, e segue na quarta-feira (20), testando 43 moradores no bairro de Intermares, no esquema de Drive Thru. A 1ª etapa dos testes será concluída na quinta-feira (21), no Ginásio de Camalaú, ocasião em que serão testadas 42 pessoas residentes no bairro do Centro.

Além dos moradores, a Secretaria de Saúde também vai realizar a testagem em profissionais da saúde e Guardas Municipais, que estão atuando na linha de frente do combate à doença.

“O teste rápido é um modelo de triagem, não um teste confirmatório. Ele pode indicar se a pessoa está infectada ou recuperada da infecção. Trata-se de uma ferramenta que funciona como auxílio no diagnóstico de infecções primárias e secundárias pelo novo coronavírus. Ao todo, temos 713 casos monitorados pela Vigilância Epidemiológica. Ao longo dessas semanas, vamos realizar essa testagem nos principais pontos da cidade, beneficiando todos os pacientes em monitoramento, com sintomas leves da doença, além, é claro, de nossos profissionais da Saúde da Guarda Civil, que estão atuando diariamente no combate e na prevenção ao Coronavírus”, explica o secretário de Saúde, Murilo Suassuna.

Foto: Reprodução Google.