O presidente da Câmara Municipal de Bayeux, Jefferson Kita, juntamente com os presidentes da Comissão de Saúde, Inaldo Andrade e da Comissão Especial que fiscaliza os recursos destinados ao combate da Covid-19, Betinho da RS, realizaram uma visita de fiscalização na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Município e no Hospital Materno Infantil João Marsicano, nesta quinta-feira (14).

Os vereadores denunciaram que diversas irregularidades forma encontradas, como a ausência de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para funcionários. Também foi relata a falta de álcool em gel e sabão, para higienização das mãos na entrada da UPA, que são de extrema importância para evitar a contaminação pelo coronavírus.

“Recebemos várias denúncias de populares e formos saber como está a situação da nossa UPA e do Hospital Materno e constatamos várias irregularidades”, disse o presidente da Comissão de Saúde, Inaldo Andrade.

O presidente da casa, Jefferson Kita, cobrou do prefeito Berg Lima e do secretário de Saúde de Bayeux, Gilliard Abrantes, mais investimentos na Saúde da cidade.

“A Upa precisa de mais leitos e respiradores, que até agora não foi comprado nenhum. Nós cobramos que o prefeito dê a estrutura, pois a UPA é a referência em Bayeux para atender os paciente com Covid-19. Tem recursos e dinheiro, falta ser feito”, afirmou.

De acordo com os vereadores, no Hospital Materno a realidade não foi diferente, pois muitos pacientes não estão sendo atendidos por falta de equipamentos e insumos, entre eles um item importante para a realização do parto, que é a roupa de proteção da equipe médica e de enfermeiros. Sendo assim, as gestantes estão sendo encaminhadas para fazer o parto em outro municípios.

Os parlamentares afirmaram que será feito um relatório da fiscalização e entregue ao prefeito Berg Lima e ao secretário de Saúde, Gilliard Abrantes, para que eles tomem as providências necessárias para sanar o problema, assim como também será encaminhado para o Ministério Público, para que o órgão tome conhecimento das irregularidades

“Estamos cumprindo nosso dever, que é fiscalizar. Estamos trabalhando em prol da sociedade e mostrando o descaso da gestão, que se preocupa mais em comprar caixão do que comprar respiradores pra UPA”, declarou o presidente da Comissão Especial da Câmara, Betinho da RS.

News Paraíba com Ascom Câmara de Bayeux