Juliet Trigueiro é moradora de Santa Rita e mãe de uma de criança de oito anos que teve mielomeningocele e hidrocefalia ao nascer, fez as correções cirúrgicas necessárias, mas que hoje convive com os problemas causados pela chamada bexiga neurogênica, que é a perda da função da bexiga, e precisa esvazia-lá através de uma sonda, introduzida diariamente no canal urinário do menino.

Ela gravou um vídeo na última sexta-feira (15) pedindo a ajuda das redes sociais para que seu recado chegasse ao prefeito e médico Emerson Panta.

A reportagem do News Paraíba viu esse vídeo e resolveu dar essa força a uma mãe que busca apenas o direito do seu filho.

Ela conta que tentou de diversas formas o contato direto com Panta através dos chats e mensagens diretas nas suas redes sociais, mas que não foi respondida pelo gestor.

Com o protocolo em mãos, Juliet conta que a última vez que teve acesso à sonda e algumas fraldas foi no dia 7 de fevereiro passado, ou seja, ela e o filho estão há mais de três meses sem serem assistidos. Já são 100 dias sem um resposta concreta da gestão municipal em relação ao seu caso.

Não é a primeira vez que Juliet precisa recorrer à força das redes sociais para ter um pleito atendido pela gestão Panta. Há meses ela fez a mesma reivindicação pedindo a sonda e o anestésico lidocaína porque a Secretaria de Saúde do município já não disponibilizava à época.

Sob pressão da opinião pública, às pressas, ela foi chamada à Secretaria de Saúde, onde foi atendida, mas nunca mais teve a mesma sorte em relação à atenção do poder público para com o seu filho, levando a crer que a atual administração santarritense só consegue reagir aos apelos sociais sob pressão.

Um dado importante a ser levado em consideração em todo o discurso de Juliet é que em momento algum se percebe o viés político-partidário em sua fala, mas, tão somente, o de uma mãe que precisa atender ao seu filho, que já vive uma realidade dura o bastante para contar com a irresponsabilidade de uma gestão que, comandada por um médico, deveria ser exemplo para todo estado.

O pedido de Juliet é simples, ela solicita do poder público municipal meios de ofertar os insumos necessários para atender às necessidades básicas do filho, com o fornecimento de sondas e do anestésico para passar essas mesmas sondas no canal urinário da criança para aliviar a dor causada pelo procedimento, que é diário, como dito.

Situação primária para, como também dito, uma gestão comandada por um médico.

Para encerrar, como se não bastasse toda humilhação por que tem passado, Juliet relata que a Secretaria de Saúde de Santa Rita, essa mesma gerida por quem acabamos de enfatizar, lhe entregou, na última vez que a atendeu há algumas semanas, gel lubrificante íntimo no lugar da lidocaína para passar a sonda do filho. Ela anda diz que há cerca de oito meses a Saúde de Santa Rita não disponibiliza o anestésico.

Sim. Com o envelope azul do gel lubrificante distribuído na rede pública em punho, ela pede ao prefeito providências.

“Eu peço que o prefeito da nossa cidade se compadeça”, finaliza a mãe.

ASSISTA AO RELATO, NA ÍNTEGRA:

EM TEMPO

Mielomeningocele é um defeito congênito em que a medula espinhal de um bebê em desenvolvimento não se desenvolve adequadamente. Ocorre quando o desenvolvimento ou fechamento da medula espinhal de um bebê no útero não acontece de forma adequada.

Bexiga neurogênica é a disfunção da bexiga (flácida ou espástica) causada por lesão neurológica. Os sintomas podem incluir incontinência por transbordamento, frequência, urgência, incontinência e retenção.

Germano Costa
para o News Paraíba