Um princípio de motim foi registrado nesta quinta-feira (14) no Presídio Padrão de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária.

Segundo o G1, em nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap-PB) declarou que os detentos iniciaram o tumulto devido à interceptação de drogas e celulares durante a madrugada desta quinta-feira (14).

Entre os produtos apreendidos pelos policiais penais estão 1,5kg de maconha, 14 celulares, 20 chips telefônicos além de carregadores, fones de ouvido e perfume.

A Polícia Militar foi acionada para o local para controlar a situação externa, onde estavam familiares de detentos. O Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPoe) também foi até o local.

Detentos queimaram colchões no local e o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas. O helicóptero Acauã, da Secretaria de Segurança Pública do Estado, também participou da contenção do presídio.

A direção informou que não houve feridos no local. Os familiares dos detentos informaram que as videochamadas que deveriam substituir as visitas presenciais, suspensas como medida de prevenção à Covid-19, não estão sendo realizadas, o que estaria provocando tensão no presídio.

A Polícia Militar informou que a situação na Penitenciária Padrão de Santa Rita foi controlada por volta das 13h20.

Foto: Walter Paparazzo.