Na manhã desta quarta, a capital fluminense tinha 7.832 casos do novo coronavírus confirmados e 713 mortes causadas pela doença. Em todo o estado são 1.123 mortos e 12.391 casos confirmados de Covid-19.

Um dos casos é de um idoso de 70 anos que aguarda por um leito sentado em uma cadeira do hospital Evandro Freire, na Ilha do Governador, na Zona Norte. Luiz Edmundo Bebete de Castro chegou no hospital no domingo, com 50% do pulmão comprometido

“Só que ele é hipertenso, diabético, pós-enfartado, não tem condição de deixar um senhor de idade, com 50%, isso ele tinha na segunda-feira, comprometido, sentado numa cadeira. Nós precisamos urgente de uma vaga de hospital de UTI”, clamou uma parente.

O hospital confirma que não é uma situação adequada e que vem buscando um leito para Luiz Edmundo.

O caso da Angelita dos Santos Silva, de 75 anos, é mais um na fila da angústia. Internada há 15 dias no PAM de Irajá, na Zona Norte do Rio, ela começou há uma semana a apresentar um quadro de insuficiência respiratória, pressão alta e febre.

“Ela está entubada. É a única coisa que sabemos desde quinta-feira. Esse é mais um pedido de socorro. De mais uma família aflita por uma vaga. Eles não dão notícia para a gente”, afirmou Samara Rodrigues da Silva, de quem Angelita é madrinha.

Segundo o G1, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou, em nota, que está informando a família, por e-mail, a respeito do caso de Angelita.

Na UPA de Realengo, na Zona Oeste, Nelson Da Silva, de 67 anos, enfrenta a mesma batalha. Com suspeita de Covid-19, Nelson está na unidade desde domingo (03). O estado dele piorou depois que buscou atendimento em outras duas upas e não conseguiu.

” Se o Nelson não for transferido logo, o Nelson pode morrer a qualquer momento. Então a gente precisa de uma transferência para que deus possa agir”, disse Fernando Marinho, genro de Nelson.

Segundo a Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, os dados do sistema de declaração de óbitos do ministério da saúde refletem essa superlotação do sistema.

Entre o dia primeiro e o dia 21 de abril, das 383 mortes registradas no estado por suspeita de Covid-19, 25% ocorreram nas emergências. Ainda de acordo com o levantamento, 69% morreram hospitalizados.

Foto: Reprodução Google.