O Governo Federal habilitou mais 82 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto para pacientes com Covid-19 na Paraíba. Conforme as portarias n° 1.088 e n° 1.085, publicadas na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira (6), os leitos de UTI habilitados pelo Ministério da Saúde ficam em unidades hospitalares das cidades de João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande, Cajazeiras, Patos e Pombal. O investimento para habilitação dos leitos foi de mais de R$ 830 milhões.

A habilitação de leitos não significa que o Ministério da Saúde encaminha os equipamentos das UTI ao estado, mas sim que o órgão reconhece o leito ativado e paga pelo funcionamento. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, os leitos habilitados pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde já haviam sido comprados pelo Governo do Estado,e portanto, a participação do Ministério da Saúde no processo de aquisição dos leitos está relacionada ao pagamento pelo funcionamento dos espaços, que estão auxiliando no tratamento de pacientes com Covid-19.

Segundo o Jornal da Paraíba, a Paraíba já possuía 161 leitos de UTI ativos no Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, e o plano estadual de combate à pandemia projeta um suporte com 162 UTIs administradas pelas prefeituras, 7 da rede federal e 201 da Secretaria Estadual de Saúde. A compra dos 84 leitos de UTI habilitados nesta quarta (6) pelo Ministério da Saúde havia sido realizada pelo Estado por meio do Consórcio Nordeste, formado pelos nove estados da região.

Foto: Reprodução Google.