O empresário João Claudino Fernandes morreu aos 89 anos de idade, nesta sexta-feira (24), em Teresina. O co-fundador do Grupo Claudino, conglomerado com 13 empresas, estava doente há algum tempo e faleceu em consequência de problemas cardíacos e outras comorbidades. A família informou que não haverá velório.

O paraibano abriu o Armazém Paraíba em Teresina no ano de 1968. Ao longo de mais de 50 anos de trabalho no ramo empresarial, João Claudino se tornou dono de uma das maiores redes varejistas do Nordeste, tendo mais de 10 empresas com sedes na capital piauiense e empregando mais de 15 mil funcionários.

João Claudino começou nos negócios junto com o irmão Valdecy, mas os irmãos decidiram separar as empresas em 2013. Valdecy ficou com a Socic (Sociedade Comercial Irmãs Claudino), que abriga os negócios de transportes, a administradora de cartões de crédito e um shopping. João ficou com o Grupo Claudino, que controla o Teresina Shopping, a Houston e o Armazém Paraíba.

O empresário é pai do ex-senador pelo Piauí João Vicente Claudino (PTB), no cargo de 2007 a 2015, e ainda de outros quatro filhos.

João Claudino, Seu João, chegou a Teresina em 1968, dez anos após a inauguração da primeira loja de tecido da família instalada em Bacabal, no Maranhão. A empresa recebeu nome de Paraíba, em homenagem a seu estado natal. Ao lado do irmão Valdecy Claudino, ele abriu uma filial no Centro de Teresina.

“As pessoas compravam roupas? Confeccionamos roupas para agradá-las. Faltavam móveis para vender nas lojas? Abrimos uma fábrica de móveis. Os clientes queriam comprar colchões? Montamos uma fábrica de colchão. As mercadorias adquiridas para suprir o Armazém vinham da região do Sudeste para o Nordeste, logo, abrimos uma transportadora. Era preciso divulgar o nosso trabalho e a ideia foi criar uma agência de publicidade. Este é o segredo. Saber usar as necessidades para expandir os negócios”, explicou João Claudino, em entrevista ao G1 em 2013.

Na década de 80, a marca Armazém Paraíba foi expandida pelo país, ganhando destaque nos estados do Piauí, Maranhão, Pernambuco, Ceará, Bahia, Amazonas, Pará e Tocantins. 

Carro-chefe do Grupo Claudino, o Armazém Paraíba é a quarta maior loja de departamentos do Brasil no ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro 2019”, organizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Dono do quarto maior shopping do Norte-Nordeste

Em 2013, o empresário confidenciou ao G1 que a construção do Teresina Shopping foi um dos seus maiores sonhos realizados. Inaugurado no dia 27 de abril de 1997, o shopping transformou cenário socioeconômico e cultural de toda uma região. É o quarto maior shopping do Norte-Nordeste.

“É algo que nos enche de orgulho. Sonhei que Teresina cresceria, que iria se desenvolver e foi pensando nisso que começamos a construir com esse empreendimento, visando este crescimento. Ele é prova de que nosso povo evoluiu e também pode usufrui o que é bom. O Teresina Shopping é espaço do povo”, contou o empresário em 2013. 

Em vídeo, o Grupo Claudino lamentou o falecimento do empresário, “um homem notável que nos deixa uma grande história e exemplo de vida”.

Governador João Azevêdo lamenta morte do empresário

Confira a nota:

Governador lamenta morte do empresário João Claudino
O governador João Azevêdo lamenta o falecimento do empresário paraibano João Claudino Fernandes, aos 89 anos de idade, nesta sexta-feira (24), em Teresina, ao mesmo tempo em que se solidariza com familiares e amigos.

Empreendedor de sucesso, João Claudino abriu o Armazém Paraíba em Teresina no ano de 1968 e, ao longo de mais de 50 anos de trabalho no ramo empresarial, se tornou dono de uma das maiores redes varejistas do Nordeste, contribuindo, assim, com o desenvolvimento econômico da Paraíba e de toda a região.

Crédito imagem: Gilcilene Araújo/G1 

News Paraíba com G1