Claro
Escuro

Edital ‘Meu Espaço – Compartilhando Cultura’ inscreve artistas até sexta-feira

Ainda estão abertas as inscrições no cadastramento de artistas no ‘Meu Espaço – Compartilhando Cultura’, mas o prazo termina nesta sexta-feira, dia 10. Os mais de 100 projetos selecionados vão receber um apoio de R$ 1 mil cada. As regras do edital podem ser conferidas no site da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). E-mail para contato e dúvidas é o seguinte: [email protected]   Nezia Gomes, presidenta da Funesc, acredita que a procura por inscrições será intensificada nessa reta final do processo.  

- Continua depois da Publicidade -

Mas, conforme ela, é importante não deixar para se inscrever na última hora. “Nossa equipe está em regime e plantão para tirar dúvidas e para auxiliar os artistas nas inscrições, mas é melhor não correr o risco de deixar para fazer na undécima hora e ter problemas, por exemplo, com a velocidade de Internet”, alertou.  

As inscrições são gratuitas e os materiais enviados pelos artistas vão ser exibidos nas redes sociais da Funesc nesse período de isolamento domiciliar em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “No total, são oferecidas 105 vagas de propostas artísticas nas áreas de contação de histórias, circo, teatro, dança, literatura, HQ, música, culturas populares, artes visuais, poesia falada e cinema”, destacou Raisa Agra, vice-presidenta da Fundação.    

Todas as informações sobre inscrições e cronograma estão no site da Funesc, onde o edital foi disponibilizado. Esse edital pretende estimular o isolamento domiciliar e auxiliar artistas que foram impedidos de mostrar sua arte. A inscrição é simples: basta preencher o formulário. Os artistas devem enviar currículo e clipping de reportagens, portfólio e críticas publicadas sobre seu trabalho artístico.  

No ato da inscrição, os proponentes devem indicar no formulário qual proposta vai ser gravada, descrevendo com detalhes quais recursos vão ser utilizados. A proposta pode ser gravada com dispositivos móveis, utilizando-se ou não de recursos de edição de vídeo.

O credenciamento é apenas para artistas individuais, grupo de artistas que comprovem residir no mesmo endereço ou propostas coletivas desde que gravadas remotamente, atendendo ao isolamento domiciliar.   Conteúdo inscrito deve ser inédito e gravado especificamente para o projeto. Além disso, o vídeo deve ser gravado na horizontal e ter classificação etária livre. O vídeo deve ser gravado na residência do artista ou dos artistas envolvidos no projeto e, quando necessário, apenas com participação ou apoio de membros que morem no mesmo local.   A

análise das propostas vai ser feita entre os dias 11 e 13 de abril e o resultado deve ser divulgado no dia 14 de abril. Os artistas selecionados têm até 19 de abril para enviar os documentos solicitados no edital e os vídeos devem ser anexados até 24 de abril. A previsão é de que os vídeos comecem a ser transmitidos a partir de 28 de abril. Veja, abaixo, o número de vagas, o tamanho e tipo de vídeo que pode ser enviado de acordo com cada área:  

Contação de histórias

Vagas: 9

Tamanho do vídeo: entre 20 e 40 minutos Produção de vídeos voltados ao público infantil que estimulem a formação, produção, reflexão e fruição do incentivo à leitura e acesso a literatura infantil  

Circo

Vagas: 13

Tamanho do vídeo: entre 5 e 40 minutos Propostas de produção de vídeos, que estimulem, através de performances circenses, apresentações de números/quadros, esquetes de palhaçaria, oficinas de construção de equipamentos de circo e/ou ensino-aprendizagem, depoimentos de trajetórias de vida, o incentivo, a formação e a disseminação do acesso às artes circenses.  

Teatro

Vagas: 13

Tamanho do vídeo: entre 20 e 30 minutos Propostas de produção de vídeos que estimulem, através de performances teatrais, como monólogos, esquetes de espetáculos, atividades formativas, o incentivo e a disseminação do acesso às artes cênicas.  

Dança

Vagas: 13

Tamanho do vídeo: entre 5 e 40 minutos Propostas de produção de vídeos, que estimulem, através de coreografias, performances, vídeo dança, oficinas, depoimentos de trajetória de vida e outras abordagens do universo da dança, o acesso à fruição e à formação dentro desta linguagem artística.  

Literatura

Vagas: 6

Tamanho do vídeo: entre 20 e 40 minutos Propostas de produção de vídeos que estimulem, através de performances poéticas e/ou apresentações de obras literárias, a formação, produção, reflexão e fruição do incentivo à leitura e acesso a literatura.  

Histórias em quadrinhos

Vagas: 4

Tamanho do vídeo: entre 10 e 40 minutos Propostas de produção de vídeos que estimulem a formação, produção, reflexão e fruição da linguagem das Histórias em Quadrinhos (HQs) e/ou sua correlação e hibridismo com outras linguagens artísticas – literatura, artes visuais, artes cênicas, cinema, games e artes digitais, entre outras através de propostas artísticas e/ou educativas.

Música

Vagas: 15

Tamanho do vídeo: entre 10 e 40 minutos Propostas de produção de vídeos que estimulem, através de performances musicais (instrumentais ou cantadas) entretenimento, informação, formação, produção, interatividade e reflexão.  

Culturas populares

Vagas: 8

Tamanho do vídeo: entre 10 e 40 minutos Propostas de produção de vídeos que estimulem, através de apresentações, oficinas e depoimentos de trajetória de mestres, a formação, o incentivo à disseminação e valorização das culturas populares tradicionais como o coco de roda, ciranda, lapinha, embolada, repente, aboio, reisado, toré, capoeira, etc.  

Artes visuais

Vagas: 7

Tamanho do vídeo: entre 20 e 40 minutos Propostas de produção de vídeos sobre pintura, grafite, desenho, gravura, fotografia, arte digital, vídeo, objeto, escultura, instalação, performance e outros meios apropriados às artes visuais, que promovam o acesso do público através de audiovisual, relativo ao ambiente de trabalho e vivência dos artistas, de modo a evidenciar seus processos de pesquisa, criação e interação com o meio.  

Poesia falada

Vagas: 7

Tamanho do vídeo: entre 15 e 30 minutos Propostas de produção de vídeos no contexto das performances poéticas improvisadas praticadas como nas batalhas de slam e hip hop, estimulando formação, reflexões sobre periferia e respeito aos direitos humanos.  

Cinema

Vagas: 10

Tamanho do vídeo: entre 3 e 10 minutos Propostas de roteiros para produção de curtas-metragens (entre 3 e 10 minutos de duração) nas categorias ficção, documentário ou infantil ou propostas de formação básica (entre 30 e 60 minutos de duração).

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas