Claro
Escuro

Prefeitos preveem colapso no transporte e pedem fundo emergencial à União

Prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette (PSB) afirmou à CNN, nesta sexta-feira (3), que o transporte público corre risco de entrar em colapso em todo o país e que uma ajuda emergencial da União às cidades é necessária neste momento de crise provocada pela pandemia.

- Continua depois da Publicidade -

“É uma situação gravíssima, porque o sistema de transporte é mantido pelos usuários. Ou seja, o número de pagantes divide quanto ficou o custo da manutenção e os salários dos trabalhadores, e nós fizemos uma determinação para as pessoas ficarem em casa, [com exceção] dos serviços essenciais”, inicia.

Para dar um exemplo de como o setor tem sido afetado, Donizette diz que, só em Campinas, a receita do transporte coletivo caiu em 80% com as medidas de isolamento. Mas ele afirma que a situação mais grave, contudo, é no Rio de Janeiro.  Com isso, Donizette afirma que é necessária a criação de “um fundo emergencial para equalizar os impostos no mesmo nível de 2019” – que caíram até 30% no mês de março e deve cair até 80% em abril, também segundo dados citados por ele.

Segundo o CNN Brasil, apesar da situação que afeta o caixa das prefeituras, o político diz que não há intenção de aumentar os impostos neste momento. “Zero possibilidade. O que precisa ter é esse fundo emergencial”, frisa. “Só a União tem a condição de fazer essa injeção, porque ela fabrica dinheiro. E em um momento como esse não tem perigo de inflação”, acrescenta.

Segundo o prefeito, o montante seria usado para “regular as prefeituras e oferecer dinheiro para a iniciativa privada, principalmente micro e pequenos empresários”. “Essa preocupação com a economia não é um monopólio do presidente Jair Bolsonaro. Todos nós estamos – e muito – preocupados, porque as pessoas precisam viver”, defende. “É um momento de medidas extraordinárias até que a gente passe por essa crise”, conclui.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas