Claro
Escuro

Mais de 6 mil caranguejos são apreendidos em operação na Paraíba

Um total de 6.680 espécimes de caranguejo-uçá foram apreendidos em uma operação deflagrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) junto com o Instituto Chico Mendes de Biologia, Batalhão de Polícia Ambiental e Secretaria de Meio Ambiente de Cabedelo, no litoral da Paraíba.

- Continua depois da Publicidade -

Os animais apreendidos foram capturados ou comercializados ilegalmente durante o período de defeso, o de reprodução dos caranguejos, entre os dias 10 e 15 de fevereiro deste ano. De acordo com o Ibama, foram lavrados sete autos de infração e aplicadas multas no valor de R$ 15.185.

Os caranguejos apreendidos vivos foram devolvidos para ao habitat natural. A Operação Manguezal foi realizada em todo litoral da Paraíba, inclusive nas Unidades de Conservação da Natureza: Área de Proteção Ambiental Barra do Rio Mamanguape e Reserva Extrativista Acaú-Goiana.

Segundo o G1, o próximo período de defeso começa no dia 10 e vai até 15 de março, e o Ibama reforça que continuará com fiscalização intensa junto com as instituições parceiras.

Período de defeso

Conforme a Instrução Normativa nº 01/2020 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, durante os períodos de 11 a 16 de janeiro, 10 a 15 de fevereiro e 10 a 15 de março, é proibida a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização de qualquer indivíduo da espécie Ucides cordatus, conhecido popularmente como caranguejo-uçá, nos Estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, durante a ”andada”, que corresponde aos períodos de lua cheia, quando ocorre o ciclo reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal, para acasalamento e liberação de ovos.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas