Claro
Escuro

Secretaria de Saúde de Cabedelo participa de reunião com a Anvisa sobre Coronavírus e inicia protocolos de prevenção com profissionais esta semana

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Saúde (Sescab), participou nesta terça-feira (4) de uma reunião no Porto de Cabedelo para debater protocolos a serem seguidos no caso de surgimento de suspeita de infecção pelo novo Coronavírus entre os tripulantes dos navios que chegam à cidade.

- Continua depois da Publicidade -

O encontro contou com a participação de membros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Secretaria de Saúde do Estado, das agências de navegação que atuam em Cabedelo e dos práticos do Porto.

Cabedelo esteve representada pelo seu secretário de Saúde, Murilo Wagner Suassuna; pela diretora da Vigilância em Saúde, Júlia Vaz; e pela equipe da Vigilância Epidemiológica municipal.

Na ocasião, ficou definido que, caso algum navio atraque no Porto com suspeita de vírus entre sua tripulação, o primeiro contato será feito com a Anvisa. Ela quem avaliará a situação e definirá se os tripulantes ficarão em quarentena ou se haverá o desembarque. Também ficará a cargo da Anvisa acionar as Secretarias municipais e estaduais de Saúde.

Em caso de desembarque, o paciente será transportado pelo Samu para os Hospitais de referência no Estado: se adulto, para o Clementino Fraga e, se criança, para o Hospital Universitário Lauro Wanderley.

Já para a preparação da equipe para o caso de surgimento de infectados em terra, a Sescab inicia, a partir desta quarta-feira (5), capacitações para cerca de 40 profissionais, entre enfermeiros da Atenção Básica, coordenadores e diretores do Hospital Municipal Padre Alfredo Barbosa e todos os Agentes Comunitários de Saúde. Além da capacitação da equipe de Saúde, a Secretaria também se reunirá com os ambulantes do comércio de alimentos que irão trabalhar durante os festejos do carnaval, repassando informações sobre a doença e modos de prevenção.

“A população deve ficar tranquila, pois apesar de ser um vírus novo, ele tem uma baixa letalidade. Nossa equipe de saúde já está sendo capacitada para o caso de surgimento de infecção na cidade”, garantiu Murilo.

Informativo – Na semana passada, a Sescab, por meio da Vigilância em Saúde, emitiu um informativo geral sobre o Coronavírus, riscos de contaminação, cuidados e prevenção. No documento, além do alerta à população em geral, há orientações especificas para profissionais e serviços de Saúde.

Apesar da Paraíba e de Cabedelo não terem confirmação da detecção de nenhum caso da doença respiratória provocada pelo coronavírus – surgida desde o final de 2019 e que se alastrou da China para diversos países – os Estados e municípios tem monitorado essa nova cepa viral em conjunto com o Ministério da Saúde (MS), a partir das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas