Claro
Escuro

Câmara confirma votação aberta do caso Santiago

A votação sobre o afastamento do deputado federal paraibano Wilson Santiago (PTB) vai acontecer de forma aberta, conforme confirmou, nesta quarta-feira (15), ao Portal MaisPB, a Câmara dos Deputados. Mais cedo, o portal já havia adiantado que o caso do parlamentar deveria ser tratado abertamente na Casa.

- Continua depois da Publicidade -

“Cumpre ao Plenário da Câmara deliberar acerca da manutenção do afastamento do exercício do mandato do deputado Wilson Santiago – o que deverá ser feito no reinício das sessões deliberativas, após o recesso, em sessão a ser definida pelo presidente da Câmara, a quem cabe pautar a matéria. Neste tipo de matéria, a votação é aberta”, informou ao Portal MaisPB.

Com essa tratativa, cada deputado terá que dizer, em público, a decisão acerca do futuro do parlamentar – se mantém ou não o deputado afastado. Em votação semelhante no ano passado, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) decidiu votar de forma secreta a revogação da prisão preventiva da deputada Estela Bezerra (PSB), presa na Operação Calvário – Juízo Final.

Se a Câmara decidir pelo continuidade de Santiago longe do Legislativo, quem assume a cadeira é a suplente Ana Claudia Vital do Rêgo (Podemos), que atualmente responde pela Secretaria de Articulação Municipal do Estado.

No site oficial da Câmara, o nome de Santiago já consta como fora do exercício parlamentar e que um deputado suplente foi efetivado como titular. A reportagem tentou contato com a secretária, mas não obteve sucesso.

Mais Lidas