Claro
Escuro

Em 24 horas, volume do Açude de Boqueirão aumenta mais de 11 milhões de metros cúbicos

O Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, recebeu cerca de 6,5 milhões de metros cúbicos de água em menos de 24 horas, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Até às 12h desta quinta-feira (9), a Aesa havia registrado um aumento de 68.669.436,52 mm³, publicado na quarta-feira (8), para 80.201.203,41 mm³ no volume do reservatório.

- Continua depois da Publicidade -

Ainda de acordo com a Aesa, o aumento no volume do Epitácio Pessoa equivale a um acréscimo de 60cm no aporte hídrico do reservatório, medidos na lâmina de medição instalada no local. A água que está chegando no reservatório é do Rio Taperoá, um dos principais mananciais que deságuam em Boqueirão e que também recebeu chuvas de municípios do Cariri da Paraíba. Entre os municípios que mais receberam chuvas estão Santo André, São João do Cariri, Parari e Coxixola.

Segundo o Jornal da Paraíba, o Epitácio Pessoa é responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 18 cidades paraibanas. No primeiro monitoramento realizado pela Aesa em 2020, no dia 3 de janeiro deste ano, Boqueirão estava com 14,93% de sua capacidade total, e hoje (9), o site da Aesa está medindo 17,19%. A Prefeitura de Campina Grande deve realizar uma audiência para discutir uma possível mudança no serviço de abastecimento de água, prevendo um investimento de cerca de R$ 509 milhões no setor.

Novo alerta

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cerca de 81 municípios do Cariri e Seridó paraibanos receberam fortes chuvas na madrugada da quarta (8) para a quinta-feira (9), e a previsão é de que esse número seja ampliado para 111, podendo ser registradas chuvas de até 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. A lista completa dos municípios que estão no alerta do Inmet pode ser aqui.

Mais Lidas