Claro
Escuro

Prefeitura entrega embarcação de fiscalização ambiental da costa de Cabedelo


A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa), entregou, nesta quinta-feira (9), uma embarcação de fiscalização ambiental.

- Continua depois da Publicidade -

A aquisição faz de Cabedelo o único município da Paraíba e um dos únicos do Nordeste  a possuir um veículo de fiscalização náutica, demonstrando a prioridade na preservação do meio ambiente.

O equipamento de 19 pés possui capacidade para uma tripulação de 9 pessoas e vem equipado com sonar, rádio de comunicação VHS, sistema de sinalização com giroflex e sirene. A embarcação foi adquirida com recursos próprios do Fundo Municipal de Meio Ambiente – em um investimento de R$ 175 mil – e atuará na coibição e prevenção de crimes ambientais em toda a costa cabedelense, além de ser utilizada em operações de fiscalização da Semapa e também em parceria com as ações do Pelotão Ambiental da Guarda Municipal.

Após a solenidade de entrega do veículo, que contou com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais, o prefeito Vitor Hugo e o Capitão do Portos da Paraíba, Rodrigo Amaral Godoy, foram convidados para uma volta inaugural no entorno do Rio Paraíba.

“Essa aquisição tem um significado muito importante para a nossa cidade, pois sonhamos com esse momento e trabalhamos muito pra isso. Agora estamos entregando um equipamento à Semapa que vai cooperar com a fiscalização ambiental. Há uma demanda nesse âmbito, principalmente, na área do pôr do sol de Jacaré, onde também vamos iniciar o balizamento náutico. Quero dizer também que a embarcação estará a disposição não só dos órgãos da Prefeitura, mas das demais entidades estaduais e federais”, destacou o gestor municipal.

O representante da Marinha do Brasil, capitão Rodrigo Godoy, ressaltou a parceria com a PMC e elogiou a iniciativa.

“Agradeço ao convite da Prefeitura para participar dessa cerimônia tão significativa. Em outras ações já temos feito parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e sabemos de sua competência. Então, temos a certeza que essa lancha vai contribuir muito conosco na premissa da preservação do meio ambiente marinho”.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Walber Farias, também destacou a utilidade e a importância da aquisição da embarcação.

“O município de Cabedelo é considerado o pólo náutico do nosso Estado, e esse novo equipamento que a Prefeitura acaba de adquirir, através da nossa Secretaria, vem reforçar a parte da fiscalização tanto no estuário do Rio Paraíba como na área marítima, já que há algum tempo havia uma deficiência nessa área. Fizemos estudos e conseguimos comprar um equipamento  que vai atuar em parceria com os outros órgãos de fiscalização de todas as esferas de governo, inclusive a federal e a estadual. Por isso é um momento ímpar para a gestão atual do Município, pois a sociedade só tem a ganhar com isso”, finalizou.

News Paraíba com Secom Cabedelo

Mais Lidas