De acordo com o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT, Roberto Maia, a iniciativa é inédita no País. “Não existe esse tipo de aplicativo no Brasil. Por enquanto, o ‘TiaLu’ estará disponível apenas na Paraíba, mas esperamos que ele se estenda nos demais Estados. Sabemos que grande parte da população ainda é vítima de violência. Infelizmente, o Brasil lidera o ranking mundial de assassinatos de pessoas LGBT e essa ferramenta poderá salvar vidas”, explicou.
Segundo o Jornal da Paraíba, o aplicativo ‘TiaLu’ recebeu este nome em homenagem a Luciano Bezerra, um dos maiores representantes da causa LGBT na Paraíba e também fundador da ONG Movimento do Espírito Lilás (MEL), que faleceu em dezembro de 2018.
Para usar o ‘TiaLu’, é preciso baixar o aplicativo, cadastrar dois contatos de familiares ou amigos e, se o usuário estiver em situação de violência ou perigo iminente, basta acionar o botão de pânico. Feito isso, automaticamente será enviada uma notificação com um pedido de socorro para os dois números cadastrados com a localização da pessoa que está em situação de violência.