Claro
Escuro

OMS reitera que o coronavírus também afeta os jovens

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recordou nesta quinta-feira que os jovens também são afetados pela pandemia de Covid-19, que provocou várias vítimas entre menores e adolescentes.

- Continua depois da Publicidade -

“A ideia de que a Covid-19 afeta apenas pessoas mais velhas é factualmente equivocada”, afirmou o diretor geral da OMS para a Europa, Hans Kluge, em uma entrevista coletiva exibida pela internet a partir de Copenhague, capital da Dinamarca.”

A idade não é o único fator de risco para uma forma grave da doença”, insistiu Kluge.Vários casos críticos da doença foram observados em adolescentes e jovens adultos. Muitos deles exigiram atendimento em Unidades de Tratamento Intensivo e alguns morreram, recordou Kluge.

Segundo o Correio Braziliense, na Europa, a vítima mais jovem reportada é uma adolescente de 12 anos na Bélgica. Nos Estados Unidos, um bebê de seis semanas faleceu vítima da Covid-19.De 10 a 15% dos menores de 50 anos sofrem uma infecção de moderada a grave, de acordo com a OMS.

“Aqueles que têm boa saúde apresentam menos risco”, disse Kluge, que também citou casos de “pessoas com mais de 100 anos (…) internadas nos hospitais com Covid-19 que se recuperaram completamente”.

A OMS Europa registrou oficialmente mais de 464.859 casos de coronavírus e 30.098 mortos em 53 países de sua circunscrição, que vai da costa Atlântica do continente até a costa Pacífica da Rússia.Quase 80% das pessoas falecidas apresentavam outra doença crônica, em particular do tipo cardiovascular ou diabetes.

Para Kluge, o respeito das ordens de saúde é necessário “em qualquer idade”.”Não é apenas um ato de solidariedade com os outros, particularmente aqueles com maior probabilidade de serem gravemente afetados, mas também é um ato vital para sua própria saúde e segurança”.

Foto: JÚLIO CAESAR.

Mais Lidas