Claro
Escuro

Dom Delson sobre Semana Santa: “Será diferente na vivência, mas não na essência”

Se aproxima a semana mais importante dentro do calendário litúrgico da Igreja Católica. Porém, este ano, a Semana Santa será vivida de uma forma extraordinária, devido à pandemia do coronavírus. Ainda seguindo as orientações das autoridades sanitárias e de saúde, além de atender ao pedido do Santo Padre, o Papa Francisco, o Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, torna pública sua carta de orientações para as celebrações deste período.

- Continua depois da Publicidade -

Segundo o PBAgora, mantendo as últimas recomendações publicadas no dia 19 de março, as Missas continuam a acontecer sem a presença dos fieis e momentos como procissões permanecem proibidos. Desta forma, a Semana Santa terá algumas particularidades: não veremos, este ano, a procissão do Domingo de Ramos pelas ruas dos bairros; a Missa da Ceia do Senhor, que acontece na Quinta-Feira Santa, acontecerá sem o momento do Lava pés; a Missa dos Santos Óleos, que reúne todo o clero na catedral para renovação dos votos sacerdotais, será adiada para um tempo oportuno; na Sexta-feira Santa não será realizada a Procissão do Senhor Morto e terá uma oração especial pelos doentes, pelos defuntos e por aqueles que sofreram alguma perda nesta pandemia. No Sábado de Aleluia não será permitida a Procissão da Luz após a bênção do fogo e não haverá a Liturgia Batismal (Batismo) nesta celebração.

“Entendo que vem sendo um grande sacrifício para todos, mas reforço aos meus queridos irmãos e irmãs: fiquem em casa! Este vem se apresentando como um grande gesto de amor à humanidade! Vamos refletir, de todo coração, as palavras do Papa Francisco na bênção Urbi et Orbi  e vamos viver uma Semana Santa intensa, com muita fé, entendendo que esta será diferente na vivência, mas não na sua essência. Seguimos com muita confiança de que Deus nos ajudará a passar por este momento tão desafiador. Em breve estaremos juntos, nos abraçando, adorando ao Senhor e agradecendo a superação desta pandemia”, afirma Dom Manoel Delson.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas