Claro
Escuro

Rápido e barato: Startup brasileira desenvolve aparelho que faz diagnóstico do Coronavírus em 15 minutos

Enquanto o mundo está tomando medidas para conter o novo coronavírus, uma startup de Curitiba, no Paraná, desenvolveu um teste para o COVID-19 com resultado em até 15 minutos. O Hilab, que é um exame de laboratório preciso que utiliza apenas uma gota de sangue, já era utilizado desde 2017 para o diagnóstico de outras doenças.

- Continua depois da Publicidade -

“O resultado sai em 15 minutos e pode ser feito em qualquer lugar que tenha internet, ou seja, possui benefícios de escala a agilidade muito importantes para ajudar na detecção do vírus, já que o diagnóstico rápido é essencial para que a pessoa e os familiares sejam informados sobre a doença e possam entrar em isolamento o mais rapidamente possível, evitando a disseminação do vírus para outras pessoas”, disse Marcus Figueredo, CEO da Hi para o site “Razões Para Acreditar”.

O teste funciona com um profissional de saúde fazendo um pequeno furo na ponta do dedo do paciente para fazer a coleta do sangue. Depois a amostra é colocada com o reagente dentro do aparelho, que vai enviar a amostra pela internet para uma equipe de biomédicos. A partir disso os especialistas vão emitir um laudo em alguns minutos e o paciente recebeo resultado por SMS ou e-mail.

O procedimento ainda não é feito em larga escala porque ainda está em fase de testes. Mas serão disponibilizados em breve em redes de farmárcia que já vendem o aparelho, para fazer o teste será preciso desenbolsar 130,00 reais, mas a startup está tentando reduzir esse valor para R$ 75,00.

Crédito imagem: Divulgação

News Paraíba com Jornal Meia Hora

Mais Lidas