Claro
Escuro

INSS suspende atendimento em agências por 15 dias

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) suspendeu o atendimento em suas agências por 15 dias, como medida de contenção ao avanço do novo coronavírus no país. A portaria foi publicada nesta quarta (18) no Diário Oficial da União.

- Continua depois da Publicidade -

Segundo o órgão, apenas atendimentos já agendados para três serviços “essenciais” continuarão sendo prestados: para cumprimento de exigências de requerimentos de benefícios previdenciários e assistenciais, perícias médicas previdenciárias e avaliações e pareceres sociais dos benefícios previdenciários e assistenciais.

A medida foi adotada para “preservar a saúde dos segurados”, informou o INSS. O órgão já havia suspendido por 120 dias a prova de vida, procedimento presencial de comprovação de que o segurado está vivo e deve continuar recebendo o benefício, justamente para evitar deslocamentos e risco de contaminação.

Os idosos são considerados grupo de risco para a covid-19, com possibilidade de complicações e maior taxa de mortalidade. De acordo com o INSS, segurados que estavam agendados para comparecer à agência para outros serviços deverão ser remarcados para data posterior à suspensão.

“Vale destacar que o INSS informará a todos os segurados a nova data, sem a necessidade de novo agendamento”, informou o órgão. Mesmo os que serão atendidos para os serviços essenciais terão de respeitar regras mais rígidas, em acordo com recomendações sanitárias.

Segundo o R7, para evitar aglomerações na sala de espera das agências, foi determinado que o acesso seja limitado apenas aos segurados agendados para os próximos 20 minutos de cada agendamento, em especial da perícia médica.

“Dessa forma, o acesso ficará restrito, evitando assim aglomeração de segurados no mesmo ambiente. Acompanhantes serão permitidos somente em situações indispensáveis”, informou o INSS.

Foto: Antonio Cruz.

Mais Lidas