Claro
Escuro

Gaeco denuncia ex-governador Ricardo Coutinho e mais 6 em nova ação da Calvário

O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público, apresentou à Justiça mais uma denúncia contra o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) e outros seis investigados, no âmbito da Operação Calvário. Dessa vez o alvo é um suposto pagamento de R$ 200 mil em propina ao auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Richard Euler Dantas de Souza.

- Continua depois da Publicidade -

Além dos dois, também são denunciados a ex-secretária de Administração do Estado, Livânia Farias; o ex-procurador geral do Estado, Gilberto Carneiro; o ex-secretário de Saúde Waldson de Souza; o então superintendente da Cruz Vermelha, Ricardo Elias; e o empresário Daniel Gomes. O grupo é acusado de crimes como peculato, corrupção passiva e ativa e em alguns casos coação no curso do processo.

De acordo com as investigações do MP, a propina paga ao auditor do TCE teria o objetivo de “arrefecer” as fiscalizações do órgão nos contratos entre a Cruz Vermelha e a gestão estadual. A denúncia também relata que o grupo, que seria comandado pelo ex-governador Ricardo Coutinho, teria contratado uma empresa especializada em inteligência de Brasília para confeccionar dossiês contra conselheiros e auditores do TCE. Os documentos teriam dados até de crianças.

Segundo o Jornal da Paraíba, o grupo investigado na Operação Calvário já foi alvo de duas outras ações. Uma delas referente à 7ª Fase da Operação Calvário. A outra que investigou a utilização de uma camionete S10 durante a campanha eleitoral de 2010. O advogado do ex-governador Ricardo Coutinho, Eduardo Cavalcanti, disse que a defesa ainda não teve acesso à denúncia apresentada pelo MP e só irá se posicionar após analisar o documento. O blog ainda não conseguiu contato com as defesas dos demais investigados.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas