Claro
Escuro

Gestão Vítor Hugo reúne mais de mil candidatos no primeiro aulão gratuito para o concurso da Prefeitura de Cabedelo

Um fim de semana para revisar e aprender novos conteúdos! Em uma iniciativa inédita promovida pela Prefeitura Municipal de Cabedelo, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realizou, nestas sexta e sábado (6 e 7), o primeiro ciclo de aulões preparatórios para o concurso da edilidade, previsto para os dias 15 e 22 de março

- Continua depois da Publicidade -

Denominada Prepara Cabedelo, a iniciativa tem por objetivo focar os principais conteúdos presentes no edital e comuns a todos os cargos.

As aulas foram realizadas no Ginásio Poliesportivo de Camalaú e, além deste final de semana, também acontecerão nos próximos dias 13, 14 e 20 de março, nos horários da manhã e da noite. Os aulões serão ofertados gratuitamente e o acesso é livre, não sendo, portanto, necessária a realização de inscrição.

O prefeito de Cabedelo compareceu ao aulão para fazer uma saudação especial aos alunos. Ele estava acompanhado da primeira-dama, Daniela Ronconi, e da secretária de Educação, Márcia Moreira. 

A Seduc disponibiliza todo o material necessário para os aulões, que deve ser acessado e impresso pelos interessados na página oficial da Prefeitura (www.cabedelo.pb.gov.br). As aulas estão sendo ministradas por professores do quadro efetivo da rede municipal de ensino. 

As primeiras aulas realizadas foram de Português e Informática, ministradas pelos professores João Condado (mestre em Linguística) e Heloísa Helena Torres (Especialista em Informática da Educação). 

Os candidatos presentes ao Aulão são, em sua maioria, cabedelenses. Lidiane Mendes concorre ao cargo de Agente de Saúde, e comentou sobre a realização dos aulões. 

“Maravilhosa essa iniciativa da Prefeitura de Cabedelo. Por falta de tempo, eu tava estudando em casa, tentando ver algo pela internet ou com material particular e sem ter contato com aulas. Isso me deixa em melhores condições de disputar uma vaga num concurso, pois sabemos o quanto é concorrido”.

Graziela Lucena reside em Cabedelo mas trabalha há 10 anos numa empresa particular em João Pessoa. Ela vê no concurso a oportunidade de melhorar a qualidade de vida, tendo um vínculo empregatício em sua própria cidade, no cargo de Agente de Trânsito.

“Sei que vai valer a pena frequentar essas aulas pois servirão para outros concursos, mas o foco agora é o de Cabedelo. É um sonho poder ser concursada aqui. Essas aulas demonstram que a Prefeitura está qualificando os munícipes para que as vagas fiquem com o povo de Cabedelo. E assim desejamos que seja”.

2° ciclo – No dia 13, das 19h às 21h30, haverá aulão com Português e Informática. No dia 14, pela manhã (8h30 às 11h30, uma nova revisão será ofertada. Por fim, no dia 20, das 19h às 21h30, acontecem os aulões de Português e Conhecimentos Pedagógicos (exclusivos para os candidatos que disputarão uma vaga para Professor).

Aulões beneficentes – A realização do Prepara Cabedelo mostra-se também como uma oportunidade para exercer a solidariedade. Mesmo o acesso não estando condicionado ao pagamento de qualquer valor ou doação, a Seduc motiva uma campanha para arrecadação de alimentos e materiais de limpeza a serem revertidos em prol do Lar de Idosos – Amem.

“Além do fator estudo, teremos ainda o social envolvido, em que os participantes poderão doar material de limpeza, alimentos como café, leite em pó ou massa para mingau, ajudando o Asilo de Idosos do Amém. Uma ação solidária importantíssima para aquela instituição”, finalizou a secretária de Educação, Márcia Moreira.

Professores participantes – Os professores que estão ministrando as aulas no Prepara Cabedelo são: Informática – Heloísa Helena Torres Holmes, pedagoga, especialista em Informática na Educação; Assuntos pedagógicos: Patrícia Guedes Correa Gondim, doutora em Educação; Português – Josélio Macário, especialista em Gramática e Oratória; e João Condado, mestre em Linguística.

A professora Heloísa comentou sobre o papel social da Prefeitura de Cabedelo na realização desses aulões e também deu algumas dicas na sua área de atuação. “Eu acho excelente que exista a oportunidade e a socialização da informação para aqueles que não têm oportunidade de pagar um cursinho ou não têm tempo de parar e se dedicar. Esses aulões vieram exatamente pra isso. Na área de informática eu me baseei muito na análise das provas da banca e eu percebi que ela investe em cinco questões, elas são comuns aos cargos e, dentre elas, o que aparece é muito destinado a parte de internet, correio eletrônico, rede e poucas questões voltadas para Office, no caso Excel e Word, e tem também as pegadinhas… nosso material trouxe tudo isso”.

Concurso – As provas para o Concurso Público de Cabedelo vão ocorrer nos dias 15 e 22 de março, nos turnos da manhã (8h30 às 12h30) e tarde (14h30 às 18h30). O Cartão Informativo do candidato, com os locais das provas, estará disponível no 04 de março de 2020, no endereço www.educapb.com.br.

No dia 15 pela manhã fazem as provas os candidatos para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Auxiliar em Saúde Bucal e Cuidador da Educação Inclusiva. À tarde é a vez dos candidatos para os cargos de Guardas Metropolitano (Feminino e Masculino), Intérprete de Libras e Técnico em Auditoria de Controle Interno.

Já no dia 22 de março, no turno da manhã, fazem as provas os candidatos para os cargos de Auditor de Controle Interno, Bibliotecário e Professor de Educação Básica I. À tarde, será a vez dos concorrentes aos cargos de Agente de Trânsito e Professor de Educação Básica II: Artes Visuais, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Português.

Ao todo, 24.717 pessoas se inscreveram para disputar as 276 vagas disponíveis no Concurso. Os cargos com mais número de concorrentes são os para Técnico em Auditoria de Controle Interno (1.195 por vaga), Agente de Combate a Endemias (535 por vaga ) e Auditor de Controle Interno (397 por vaga). 

Foram oferecidas vagas para as seguintes funções: Agentes de Trânsito, Guarda Civil Metropolitana: Professores de Educação Básica I, Professores de Educação Básica II (Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes Visuais, Educação Física), Intérprete de Sinais, Cuidados da Educação, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Bibliotecário, Auxiliar Bucal, Auditor de Controle Interno e Técnico em Auditoria de Controle Interno.

Mais Lidas