Claro
Escuro

Governo promove eventos para homenagear mulheres agricultoras

Mulheres agricultoras que comercializam seus produtos nas 87 Feiras da Agricultura Familiar, organizadas e assistidas pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer, vinculada à Sedap), estão sendo homenageadas durante esta semana, na ocasião do Dia Internacional da Mulher, que acontece no próximo domingo (8).  

- Continua depois da Publicidade -

Na manhã desta sexta-feira (6), a Associação do Agronegócio da Região de João Pessoa (Agroa), juntamente com a gerência regional da Empaer de João Pessoa, promoveram evento para lembrar a data e homenagear as agricultoras, que expõem e comercializam seus produtos agrícolas na Feira do Produtor semanalmente, no pátio do escritório regional da Empaer, na estrada de Cabedelo. A proposta é lembrar o papel das agricultoras para o fortalecimento da economia familiar.  

Na ocasião, a agricultora Eliane Santana, do município de Fagundes, Agreste paraibano, produz e comercializa laticínios. Ela falou sobre a importância da mulher na agricultura familiar que tem contribuído de forma significativa para o fortalecimento da atividade no campo. O coordenador das Feiras, Severino Henrique de Lima, informou que a Feira do Produtor que acontece toda sexta-feira na sede da Empaer, conta com 21 mulheres agricultoras que trazem seus produtos.  

“A Feira do Agricultor tem como objetivo fomentar a economia local, garantido mercado para os produtos de famílias agricultoras assistidas pela Empaer. A ação acontece em todo o Estado da Paraíba, onde os consumidores adquirem produtos livres de agrotóxicos, de boa qualidade, com preços menores que no mercado”, afirmou o presidente da Empaer, Nivaldo Magalhães.  

Em Fagundes – Ainda dentro das comemorações alusivas à data, foi realizado na Comunidade Cacimba Doce, a comemoração do Dia Internacional da Mulher com o Tema: A importância da Mulher no meio Rural, com a participação de 60 mulheres rurais.

Promovido pela equipe técnica da Empaer da Gerência Regional de Campina Grande e da Gerência operacional de Fagundes, com o apoio da Assessora Regional Lourdinha Farias, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Câmara de Vereadores, Prefeitura municipal, secretarias da Agricultura, Ação Social e Saúde, com palestras alusivas ao tema, ocasião em que aconteceram cortes de cabelo e sorteio de brindes.  

O evento teve a participação da assistente social Lourdinha Farias, da Gerência Regional de Campina Grande, e foi organizado pela extensionista rural local Gorete Martins.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas