Claro
Escuro

Falha em chips Wi-Fi pode afetar celulares e computadores; saiba evitar

Uma falha em chips Wi-Fi pode afetar a privacidade e a segurança de diversos dispositivos. De acordo com um relatório divulgado pela empresa de segurança Eset, a vulnerabilidade, chamada “Kr00k”, está presente em placas de rede de produtos de marcas como Apple, Samsung e Amazon. Entre os eletrônicos possivelmente afetados, vale destacar o iPhone XR, o Galaxy S8 e a Amazon Echo de 2ª geração. Com a falha, hackers poderiam invadir os aparelhos e coletar dados sigilosos dos usuários com maior facilidade.

- Continua depois da Publicidade -

De acordo com a pesquisa, a vulnerabilidade foi encontrada em chips Wi-Fi fabricados pela Cypress Semiconductor e Broadcom, peças presentes em dispositivos premium do mercado como os iPhone 8, iPhone XR, iPad Mini 2 e MacBook Air 2018. Além disso, smartphones do Google, como os Nexus 5, 6 e 6S, também poderiam ser afetados pela falha.

Segundo o TechTudo, o principal problema do Kr00k é que hackers teriam acesso a dados e arquivos enviados de redes Wi-Fi seguras como se as conexões fossem abertas, quebrando o principal método de segurança. Portanto, essa brecha permitiria vigiar todo o acesso do usuário e até coletar informações sigilosas. Além de celulares e computadores, roteadores de Asus e Huawei também estão sujeitos ao problema divulgado pela Eset, correndo um risco até maior de serem invadidos, já que atualizações nesses dispositivos não são recorrentes.

O que dizem as empresas

O TechTudo entrou em contato com as assessorias de Apple e Samsung, que não responderam até o fechamento da matéria. A Amazon também foi procurada, e reforçou que seus dispositivos já receberam atualizações de segurança automáticas pela internet endereçando esta questão”. Google e Huawei alegaram que não vão comentar o caso, enquanto a Asus confirmou estar investigando o caso internamente.

Vale ressaltar que, de acordo com o artigo publicado pela Eset, as principais empresas já disponibilizaram patches para resolver o problema.

Como se proteger

De acordo com especialistas, a principal forma de se proteger é atualizando seus dispositivos para a última geração dos pacotes disponibilizadas pelas empresas. Isso vale tanto para celulares, computadores e eletrônicos em geral quanto para roteadores, que têm falhas mais difíceis de corrigir. Além disso, vale notar a qualidade de sua rede Wi-Fi, já que, de acordo com o relatório, ataques dessa natureza fazem com que a conexão sofra quedas com certa frequência.

Apesar da vulnerabilidade permitir o acesso mesmo em redes bem protegidas, vale reforçar a importância de modificar suas senhas com certa frequência, já que outros problemas relacionados a roteadores e ao Wi-Fi em si podem levar diversos tipos de golpe.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas