Claro
Escuro

Governo do Estado divulga edital para realização de 16 Festivais de Audiovisual a partir de abril

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), vai realizar 16 Festivais de Audiovisual no interior do Estado. O edital de chamada pública para patrocínio dos eventos foi publicado no Diário Oficial (DOE) desta quinta-feira (13) e as inscrições dos interessados poderão ser feitas até as 23h59 do dia 13 de março. Os festivais serão realizados no período de 13 de abril deste ano até 13 de abril de 2021.  

- Continua depois da Publicidade -

A proposta do Governo é realizar 16 festivais, classificados em duas categorias: municípios que têm histórico recente na realização de festivais de audiovisual e novos municípios com vocação cinematográfica (que tenham sido palco de obra importante do cinema paraibano).   

A realização dos Festivais de Cinema no interior do Estado será em parceria com a Companhia Paraibana de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). 

O secretário de Estado da Cultura, Damião Cavalcanti, ressaltou que a chamada pública para os interessados em participar dos Festivais de Cinema no interior paraibano é mais uma ação do governador João Azevêdo para fortalecer a cultura paraibana. “Esse foi um compromisso do governador João Azevêdo durante o último Aruanda Fest, e agora o cumprimento desse compromisso. Acredito que será um programa exitoso dada a vocação do cinema que tem sido demonstrada pela Paraíba”, disse, destacando que o edital atende à Política Estadual de Cultura. 

O coordenador do edital, Pedro Santos, por sua vez, comentou que esse edital dos festivais de audiovisual, além de cumprir o anúncio feito pelo governador João Azevêdo, em novembro de 2019, atende, sobretudo, a política de interiorização das ações do Governo do Estado. “Além de injetar recursos em cidades do interior da Paraíba e fazer circular a produção audiovisual, o governo também fomenta a capacitação dos produtores culturais, no sentido de torná-los aptos a operacionalizar propostas de financiamento no âmbito da Lei Rouanet”, completou.

O edital – Os Festivais de Audiovisual têm de ter duração de no mínimo três dias, com pelo menos uma sessão diária, sendo longas-metragens ou conjunto de filmes de curta-metragens.   

Para fazer a proposta, os interessados devem apresentar, obrigatoriamente,  os seguintes documentos: planilha orçamentária, currículo do proponente (aquele que assume a responsabilidade legal). Este documento deve conter o detalhamento de projetos culturais realizados nos últimos anos; comprovação de outros aportes financeiros; minuta do regulamento do festival proposto; documentos de regularidade fiscal. 

As propostas serão avaliadas levadas em conta os seguintes critérios: mérito do projeto, viabilidade da execução, fomento ao processo educativo-formativo e democratização do acesso.

Foto: Reprodução Google

Mais Lidas