Claro
Escuro

SANTA RITA NO CAOS: Eclode greve geral de servidores enquanto Panta pode sofrer processo de cassação

A cidade de Santa Rita volta às manchetes dos jornais paraibanos em virtude do seu estado permanente de 

- Continua depois da Publicidade -

Após anos sem qualquer reajuste salarial, os servidores, sem respostas e sem conseguir estabelecer diálogo com o prefeito Emerson Panta por este se negar a negociar com as categorias, resolveram deflagrar greve depois intensas tentativas de resolução para o impasse.

São anos sem o repasse do percentual do FUNDEB, concedido pelo MEC todos os anos, assim como como os servidores de apoio, que não têm os seus vencimentos ajustados ao percentual do salário mínimo, causando um déficit histórico em relação à inflação.

Segundo dados do Sindicato dos Servidores Municipais – SINFESA, as perdas do funcionalismo santarritense chegam a mais de 45% desde o início da gestão Panta, em 2017.

São quatro anos sem reajuste, o que faz com que professores não recebam o Piso Nacional do Magistério e as demais categorias, como a Saúde, por exemplo, tenham um achatamento salarial causando perdas irreparáveis nos orçamentos familiares.

Depois de seguidas tentativas de negociação com o prefeito e sua equipe, sem sucesso, o Sinfesa levou a questão às assembleias e os servidores decidiram aprovar o indicativo de greve, deflagrando, nesta quinta-feira (6), a greve geral, levando todas as categorias do serviço público municipal canavieiro às ruas, chegando a ocupar a sede da prefeitura e de algumas secretarias, como a de Administração.

Em outra frente, o advogado João Alves Junior protocolou nesta terça-feira (5), denúncia com pedido de afastamento de Panta do cargo por uma série de irregularidades contadas em relatório do Tribunal de Contas do Estado – TCE-PB, dentre elas, a compra de medicamentos vencidos para a redes pública de saúde do município.

Caso a Câmara aceite a denúncia, Panta pode ser afastado do cargo por 180 dias e ser cassado do cargo logo em seguida.

Todos os desmandos cometidos durante os três anos de gestão Panta estão vindo à tona com uma série de denúncias e com a conscientização, enfim, do servidor público de buscar os seus direitos, usurpados durante toda atual gestão, após se manterem passivos por tanto tempo.

O Sinfesa cumpre com o seu papel de instituição representativa das categorias do funcionalismo de Santa Rita, cabendo agora aos servidores unirem-se em torno da sua causa comum e resistirem como forma de lutarem por aquilo que lhes pertence.

Germano Costa
para o News Paraíba

Mais Lidas