Claro
Escuro

Novos conselheiros tutelares tomam posse em Cabedelo

Os dez novos conselheiros tutelares eleitos em Cabedelo foram empossados nesta quarta-feira (5), após a Justiça revogar a liminar que suspendia sua posse. Eles vão atuar em seus respectivos setores (I e II) durante o próximo quadriênio (2020-2024).

- Continua depois da Publicidade -

A eleição para a escolha dos conselheiros aconteceu no dia 6 de outubro de 2019. Ao todo, 21.616 pessoas votaram para eleger 10 conselheiros, entre os 54 candidatos. Os eleitos atuarão divididos em dois setores. Todo o pleito foi organizado por uma Comissão Especial Eleitoral criada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

“Os Conselheiros são de suma importância para a nossa sociedade. São eles que estão mais perto da comunidade e garantem o direito de nossas crianças e adolescentes. São eles que fazem cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente. E essa renovação, com a posse dos novos conselheiros, é muito importante. Eles foram eleitos pelo povo e são a voz do povo, a voz de nossos jovens. Vamos trabalhar sempre em parceria com eles para proteger nossas crianças”, destacou a secretária de Assistência Social de Cabedelo, Cynthia Cordeiro.

Para o presidente do CMDCA, Thales Barreto, a posse dos novos conselheiros representa a vitória da justiça em Cabedelo.

“É o fim de um ciclo, que começou em março de 2019. Candidatos que não aceitaram o resultado tentaram impedir esse momento, mas, graças a Deus, deu tudo certo. Os conselheiros são aqueles que devem garantir os direitos de nossas crianças; são eles que fazem a ponte desse auxilio à população. São, portanto, fundamentais em nossa sociedade. Tenho certeza que eles vão honrar seu compromisso e a confiança do povo de Cabedelo, protegendo e lutando por nossas crianças e adolescentes”, disse.

Compromisso dos conselheiros- O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, sendo composto por dois setores, com cinco membros cada, escolhidos pela comunidade local para mandato de quatro anos, permitida uma recondução, mediante novo processo de escolha.

Em Cabedelo, o Conselho é dividido em dois setores. Para o Setor I, que atende aos bairros de Santa Catarina a Camboinha 3 foram eleitos: Kelly do Anexo, Hélio Patrício, Epitácio, Luiz Henrique e Francy Oliveira. Já para o Setor 2, que assiste os bairros do Poço a Salinas Ribamar, foram eleitos: Lucas Lopes, Da Luz, Nino, Kethelyn Casado e Cícera.

“Tenho consciência da importância dessa nova função, voltada ao cuidado de nossas crianças e adolescentes. Vamos cuidar, deles, falar por eles, buscando tirá-los da rua em seu tempo ocioso, ocupando seu tempo de forma saudável e produtiva. Vamos atuar em parceria com a Semas, honrando nossa tarefa”, destacou Hélio Patrício, eleito para atuar no Setor I.

“Esse é meu 2o mandato. Esse momento representa justiça! O povo foi às urnas e nos elegeu. A posse traz segurança para o Conselho, para que possamos trabalhar de acordo com as diretrizes do ECA, garantindo a segurança e a proteção das crianças e adolescentes de Cabedelo”, finalizou Lucas Lopes, eleito para o Setor II.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas