Claro
Escuro

UFPB lidera ranking de instituições federais que mais ofereceram vagas no Sisu 2020

Conforme informações do Observatório de Dados da Graduação (ODG), divulgadas nesta sexta-feira (31), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi a instituição federal que mais ofertou vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em 2020. Conforme o levantamento, foram oferecidas 7.872 vagas para cursos superiores da UFPB, enquanto na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que ficou em segundo lugar na lista, ofereceu 6.982 vagas.

- Continua depois da Publicidade -

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG/UFPB), que também trabalha com o ODG e com o setor de inteligência institucional da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPB também fez parte da pesquisa, que foi confirmada, ainda, pela revista eletrônica Quero Bolsa. Os cursos com maiores notas de corte na ampla concorrência no Sisu foram Medicina (755.53), Odontologia (708.29), Ciência de Dados e Inteligência Artificial (693.1), Engenharia da Computação (691.06) e Direito (689.43), sendo todos localizados em João Pessoa.

De acordo com a pró-reitora da PRG, professora Ariane Sá, 52% dos candidatos ao Sisu na UFPB são do gênero masculino, e 48% são do gênero feminino. Para ela, o perfil do universitário tem mudado com as facilidades da internet, e também por isso a visibilidade da UFPB e de seus professores aumentaram, fazendo que com que os candidatos conheçam e se interessem mais pela instituição.

“Com as facilidades de acesso à internet, ao currículo lattes e às redes sociais, eles buscam informações sobre professores e verificam os níveis de suas atuações. Além disso, se interessam pelas pesquisas e projetos de extensão da UFPB, o que proporciona uma formação diferenciada e mais completa em cada área de formação”, comentou a professora.

O curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, oferecido pela primeira vez na instituição, surpreendeu na concorrência. Segundo o coordenador do Observatório de Dados da Graduação (ODG), professor Jorge Lima Dias Júnior, o curso foi o mais concorrido do Centro de Informática (CI) da UFPB.

Segundo o Jornal da Paraíba, entre a quantidade total de vagas ofertadas pela UFPB (7.872), 3.930 foram para a ampla concorrência e 3.942 para estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, em conformidade com a Lei nº 12.711/2012. As demais universidades federais que ofereceram uma maior quantidade de vagas foram: Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) 6.933, a Universidade Federal de Goiás (UFG) 6.519 e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ofertou 6.309 vagas.

Foto: Gabriel Costa

Mais Lidas